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Título : Campanhas virtuais & direitos humanos: aspectos discursivos dos “retratos de ativismo”
Autor : SILVA, Daniel Carvalho Cisneiros
Palabras clave : Direitos Humanos; Ciberativismo; Campanhas virtuais; Estudos do discurso; Cenas da enunciação; Retratos ativistas
Fecha de publicación : 29-ago-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Os direitos humanos são uma construção social e histórica do século XVIII que se firmou com a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU em 1948. Na contemporaneidade, diversos fatores têm contribuído para seu fortalecimento, destacando-se entre eles o advento da Internet e da cibercultura. O objeto de nossa pesquisa são campanhas virtuais em prol dos direitos humanos e nosso estudo focaliza um tipo específico de campanha formado por um novo fenômeno discursivo engendrado no espaço virtual da Internet, ao qual denominamos “retrato ativista”. Em nossa leitura, esse fenômeno se configura a partir do momento em que ações de protesto e denúncia migram dos espaços públicos físicos para os virtuais, tornando necessário o estabelecimento de uma nova forma de ativistas demonstrarem seu engajamento em causas sociais, o que se dá por sua inscrição imagético-performativa em retratos que servem a uma reivindicação ou denúncia. Nosso corpus é formado por três campanhas virtuais que circularam na rede social Facebook em 2015: #partocomrespeito (2015), Ah, branco, dá um tempo (2015) e Sexualidade e ignorância (2015). A abordagem desse objeto se dá por meio dos Estudos do Discurso, representados especialmente pela obra do linguista francês Dominique Maingueneau. Elegemos o conceito de “cenas de enunciação” para compreendermos como essas campanhas emergem no espaço virtual, denunciando violações de direitos e reivindicando direitos humanos e, ao mesmo tempo, legitimando esses atos de fala por meio de sua própria enunciação. Em nossas análises, observamos que as campanhas emergem na cena englobante política via “retratos ativistas”, um novo gênero discursivo que é uma hibridização entre o retrato fotográfico e o cartaz de ativismo. Observamos também que a cenografia instituída por esse gênero revivifica situações de violência promovendo a identificação entre locutores e interlocutores. O entendimento das estratégias que vêm sendo utilizadas por militantes e ativistas para atuar no espaço virtual pode contribuir para a construção de formas de ação mais efetivas neste “novo” espaço político, tendo em vista os diversos desafios relativos aos direitos humanos na contemporaneidade. Nosso trabalho abre caminho para estudos posteriores sobre os enunciadores que emergem nestas campanhas e a “imagem de si” discursiva (ethos) que eles formulam com o objetivo de sensibilizar seus interlocutores.
Descripción : SILVA, Daniel Carvalho Cisneiros, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CISNEIROS, Daniel
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27089
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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