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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27544
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Título: | Balanceamento de eletro-ventilador automotivo |
Autor(es): | MORAES, Ricardo de Sá Alencar e |
Palavras-chave: | Engenharia Mecânica; Balanceamento de rotores flexíveis; Balanceamento de eletro-ventiladores; Desbalanceamento variável |
Data do documento: | 15-Set-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Na solução de um problema de vibração veicular, vinda do eletro-ventilador, foi percebido que realizando o balanceamento estático em uma rotação próxima da velocidade de operação, a amplitude da vibração foi reduzida para um nível aceitável. Feito um mapeamento do nível de desbalanceamento estático, em bancada de teste, com a rotação variando de 1500 até 3400 rpm, com o uso do método de balanceamento pelo coeficiente de influencia, constatou-se que a fase do desbalanceamento variou linearmente com a velocidade e que a amplitude do desbalanceamento reduziu proporcionalmente ao aumento da velocidade. Em testes adicionais realizados no veículo aquecido, para verificar o efeito da temperatura, foi percebido que o comportamento da variação da fase do desbalanceamento não mudou, com relação aos testes de bancada, mas a amplitude do desbalanceamento passou a elevar com o aumento da velocidade. Após equacionar o comportamento do desbalanceamento em bancada e no veículo quente, foi proposta uma modificação do método de balanceamento pelo coeficiente de influencia, de forma a tornar possível balancear o eletro-ventilador em uma temperatura e velocidade diferentes da operacional, ajustando a posição e o valor da massa de balanceamento adicionada ao rotor, de forma a compensar a variação do desbalanceamento. O método modificação foi comparada ao padrão, e sua eficiência foi comprovada pela redução da vibração veicular para níveis toleráveis. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27544 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica |
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