Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27586

Compartilhe esta página

Título: Design/Educação: a convivialidade como território para a discussão do Design da Informação como ferramenta de ensino-aprendizagem escolar
Autor(es): MELO, Olívia Morim de
Palavras-chave: Design da informação; Design e Educação; Convivialidade; Ivan Illich
Data do documento: 27-Jan-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Ao longo de uma trajetória de mais de dez anos, um grupo de pesquisa vem aproximando os campos do Design e da Educação. Hoje, esse grupo se propôs a se reorganizar por meio de uma rede de ações e projetos conectados denominada RIDE - Rede Internacional Design/Educação, baseada na UFPE. Esta pesquisa compõe um dos projetos (OC - Olhar Convivial) e colabora para solidificar o novo campo Design/Educação. O acúmulo das experiências, estudos e pesquisas do grupo apontam para o distanciamento da postura do Design como suporte à Educação e sugerem a perspectiva do Design como agente intrínseco à Educação. O território convivial, denominado a partir do conceito de convivialidade de Ivan Illich (1976), é uma zona para elaborar, teoricamente, essa nova perspectiva do design na educação. A sugestão de um território específico para se discutir o ponto de partida da prática do design como ferramenta de ensino-aprendizagem escolar está em consonância com as características do espírito do sujeito pós-moderno e abarca parte dos questionamentos sobre o modelo escolar que temos institucionalizado. A partir do entendimento do espírito do sujeito pós-moderno, da compreensão dos limites do campo de conhecimento do Design da Informação e dos resultados dos estudos que originaram a RIDE, esta pesquisa discute uma nova perspectiva da ação do design na educação propondo a convivialidade como território para a discussão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27586
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Olívia Morim de Melo.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons