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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27650
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Title: | Educação alimentar e nutricional e interdisciplinaridade: promoção de hábitos saudáveis em pré-escolares no município de Vitória de Santo Antão/PE |
Authors: | SILVA, Virgínia Souza da |
Keywords: | Educação Alimentar e Nutricional; Nutrição da Criança; Práticas Interdisciplinares |
Issue Date: | 19-Jul-2018 |
Citation: | SILVA, V. S. |
Abstract: | Alterações expressivas na qualidade e quantidade da alimentação do brasileiro, vem resultando no aumento da prevalência de sobrepeso, obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, evidenciando a importância de modificações no comportamento alimentar. Nessa situação, a educação alimentar e nutricional (EAN) na fase pré-escolar, sendo esse o período de formação dos hábitos alimentares que provavelmente persistirão por toda vida, entra como importante estratégia para a promoção e prevenção de agravos à saúde, através de uma alimentação adequada e saudável. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar atividades de EAN de forma lúdica e interdisciplinar com crianças da educação infantil, a fim de propiciar conhecimento sobre alimentação e nutrição e incentivar hábitos alimentares saudáveis. O trabalho foi realizado com 18 crianças, de faixa etária entre cinco e seis anos, pertencentes às duas turmas do Pré-II, Ensino Infantil, turno matutino do Grupo Escolar Municipal Pedro Ribeiro da rede de ensino de Vitória de Santo Antão/PE, no período de abril a maio de 2018. Inicialmente foi realizado o diagnóstico do perfil alimentar dessas crianças, a partir da observação e aplicação de questionários sobre o consumo alimentar com os pais/responsáveis e com as próprias crianças, também foi realizada reunião com as professoras e mantido um contato frequente com as mesmas para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, entre os assuntos da EAN, as disciplinas e conteúdos da matriz curricular das crianças. Após isso foram desenvolvidas cinco atividades, onde se trabalhou um tema por atividade, sendo realizadas duas por semana, em cada turma, tendo durabilidade média entre trinta a quarenta minutos cada. Observou-se, através do diagnóstico do perfil alimentar, que as crianças preferiam consumir alimentos industrializados, com alto teor de açúcar, sódio e gordura, como salgados fritos, salgadinhos de pacote, embutidos, doces em geral, refrigerantes e sucos em caixa. Com relação ao efeito da intervenção nutricional foi bastante positivo, identificou-se uma boa interação das crianças com as atividades EAN e que estas tiveram uma influência satisfatória nas práticas alimentares dos pré-escolares, evidenciadas na diminuição do consumo de alimentos industrializados, como biscoitos, salgados e refrigerantes, e aumento do consumo de alimentos mais saudáveis, como frutas, pão, queijo e sucos naturais. Concluiu-se que esse trabalho foi de suma importância para despertar a curiosidade, conhecimento e empoderamento das crianças para uma alimentação adequada e saudável, e a utilização da interdisciplinaridade, além de contribuir para a formação acadêmica, fomentou o conhecimento sobre nutrição. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27650 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Nutrição |
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