Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27729
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | LOPES, Cleide Rita Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T14:32:44Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T14:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, C. R. N. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27729 | - |
dc.description.abstract | Introdução: De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (IBGE, 2013), cerca de 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, e a visual é a mais representativa, atingindo 3,6%. No que concerne os aspectos da inclusão social e cultural, a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir, com melhor entendimento, a filmes, peças de teatro, programas de TV, mostras musicais, óperas e outros, ouvindo o que não pode ser visto. Destaca-se nesse âmbito, a importância social da EAN, para este público, a fim de agregar autonomia e inclusão social garantindo-lhe que o DHAA não seja negado, sabendo a importância desse fator para a qualidade de vida e saúde da população. Objetivo: Investigar as contribuições da audiodescrição para acessibilidade à Educação Alimentar e Nutricional, por meio da produção de cardápios áudio-descritos. Metodologia: O estudo foi realizado na Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) José Joaquim da Silva (JJS), da rede estadual de ensino, localizada no município de Vitória de Santo Antão. Durante uma semana, foram realizadas visitas para o acompanhamento da distribuição da merenda escolar, no horário do almoço, na referida escola. Sendo realizada captura fotográfica das refeições e após executado de acordo com roteiro a audiodescrição das preparações. Resultados: A fim de apresentar as imagens das refeições, as fotografias áudio-descritas mostraram-se adequadas para a finalidade de imagens alimentícias, desenvolvendo de forma clara e simples um conjunto de textos facilitadores que funcionam como tecnologias assistivas para alunos cegos ou de baixa visão das escolas estaduais de Pernambuco. Conclusão: O roteiro sugerido pode ser trabalhado, não apenas, na construção do cardápio da merenda escolar, mas de todas as unidades de alimentação e nutrição – UAN, o que confere um produto para toda a população brasileira, seja integrada no ambiente escolar, trabalho ou lazer. Para tanto, outros estudos podem ser propostos a fim de verificar a eficácia desse cardápio na construção de hábitos alimentares saudáveis, bem como, autonomia nas escolhas nutricionais da pessoa cega. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject | Crianças Deficientes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
dc.title | Contribuições da audio-descrição para acessibilidade a educação alimentar e nutricional- enfoque na construção de um cardapio inclusivo para pessoa cega | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: According to the National Health Survey (IBGE, 2013), about 6.2% of the Brazilian population has some type of disability, and the visual is the most representative, reaching 3.6%. As regards the aspects of social and cultural inclusion, Aúdio Description is an accessibility resource that allows people with visual impairments to better understand movies, plays, TV shows, musical shows, operas and others, hearing what can not be seen. In this context, the social importance of EAN is highlighted for this public, in order to aggregate autonomy and social inclusion guaranteeing that the DHAA is not denied, knowing the importance of this factor for the quality of life and health of the population. Objective: To investigate the contributions of audiodescription for accessibility to Food and Nutrition Education, through the production of audio-described menus. Methodology: The study was carried out at the Escola de Referência do Ensino Médio (EREM), José Joaquim da Silva (JJS), of the state education network, located in the city of Vitória de Santo Antão. During one week, visits were made to the attendance of the distribution of the school lunch, at lunch time, in the said school. Being carried out photographic capture of the meals and after executed according to script the audio description of the preparations. Results: In order to present the images of the meals, the audiodescribed photographs proved adequate for the purpose of food images, developing in a clear and simple way a set of facilitating texts that function as assistive technologies for blind or low vision students of the state schools of Pernambuco. Conclusion: The suggested itinerary can be worked not only in the construction of the menu of school meals, but of all the food and nutrition units - UAN, which confers a product for the entire Brazilian population, whether integrated into the school environment, work or leisure. For this, other studies may be proposed to verify the effectiveness of this menu in the construction of healthy eating habits, as well as, autonomy in the nutritional choices of the blind person. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPES, Cleide Rita Nunes.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons