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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27733
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Darlindo Ferreira de | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES JÚNIOR, José de Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T15:01:16Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T15:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES JÚNIOR, J. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27733 | - |
dc.description.abstract | O Sistema único de Saúde (SUS) é respaldado em três principais diretrizes: universalidade, equidade e integralidade. A Integralidade, segundo a constituição federal Brasileira, é a prestação articulada e continuada de serviços de promoção, prevenção, tratamento e recuperação. No mais, alguns autores afirmam que a integralidade pouco avançou em questões práticas, existindo múltiplas interpretações a respeito de um mesmo conteúdo e esse fenômeno poderia estar comprometendo as ações em saúde. O presente estudo teve por finalidade analisar as concepções dos Gestores da secretaria de saúde de um município do interior de Pernambuco acerca da integralidade nas práticas em saúde. A investigação em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória que permitirá compreender sentidos por intermédio da análise de conteúdo. A técnica designada à produção de dados foi entrevista individual com roteiro semiestruturado com quatro questões norteadoras. As compreensões dos Gestores apontam à polissemia do termo integralidade. Podem-se encontrar conceituações mais amplas que entendem a integralidade em uma composição biopsicossocial e outras mais restritas, compreendendo a diretriz como um jogo de oferta e ações de serviços baseados na queixa-conduta. Os desafios elencados acerca do não avanço da integralidade se dão numa conjuntura pertencente à formação dos profissionais em saúde enquanto sujeitos, condições de trabalho e cenário macropolítco. A questão de ser integral nas práticas em saúde, não implica somente em uma perspectiva acadêmica, porém não se deve excluir essa dimensão. A integralidade aparenta ser mais que uma disciplina, é uma forma de enxergar e se posicionar no mundo. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam (re)orientar docentes, discentes e profissionais da saúde na reflexão dos significados e construção da integralidade em saúde. Cabe relacionar que a consolidação desse princípio norteador do SUS pode colaborar com o enfrentamento do modelo biomédico hegemônico, tecnicista e reducionista. Além disso, aciona uma nova configuração do fazer na atenção à saúde. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema Único de Saúde. | pt_BR |
dc.subject | Integralidade em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Administração em Saúde | pt_BR |
dc.title | As compreensões dos gestores de um município do interior de Pernambuco acerca da integralidade nas práticas de saúde | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794008P6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Single Health System (SUS) is backed by three main guidelines: universality, equity and completeness. Integrality, according to the Brazilian federal constitution, is the articulated and continuous provision of promotion, prevention, treatment and recovery services. In addition, some authors affirm that integrality has not advanced much in practical matters, there are multiple interpretations regarding the same content and this phenomenon could be compromising health actions. The purpose of the present study was to analyze the conceptions of the managers of the health secretariat of a city in the interior of Pernambuco regarding the integrality in health practices. The research in question is a qualitative research of the descriptive-exploratory type that will allow to understand meanings through the analysis of content. The technique assigned to data production was an individual interview with semi-structured script with four guiding questions. The managers' understandings point to the polysemy of the term wholeness. Wider conceptualizations can be found that understand completeness in a biopsychosocial and other more restricted composition, I understand the guideline as a service-based offer and service action game. The challenges listed on the lack of progress in completeness occur in the context of the training of health professionals as subjects, working conditions and macro-scenario. The issue of being integral in health practices, not only implies an academic perspective, but this dimension should not be excluded. Integrity appears to be more than a discipline, it is a way of seeing and positioning itself in the world. It is hoped that the results of this research can (re) guide teachers, students and health professionals in the reflection of meanings and construction of integrality in health. It should be noted that the consolidation of this SUS guiding principle can contribute to the confrontation of the hegemonic, technical and reductionist biomedical model. In addition, it triggers a new setting of health care. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Saúde Coletiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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