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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28116
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Selma Leitão | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Larissa Canto | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-07T18:19:23Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07T18:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28116 | - |
dc.description | FERNANDES, Larissa Canto, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CANTO, Larissa / SANTOS, Selma Leitão, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selma | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo principal oferecer subsídios didáticos para o uso sistemático da argumentação na escola. Volta-se em específico para a exploração da habilidade argumentativa em idade precoces e por isso seu foco se direciona ao uso da argumentação como meio de resolução de conflitos na Educação Infantil (3-6 anos). Segundo Andrews (1995), entretanto, sendo oferecida a estas crianças a exposição à atividade argumentativa, estas poderão desenvolver a argumentação como possibilidade de uso na escola, na aprendizagem da leitura e da escrita, e no cotidiano. A argumentação é aqui considerada como um modo específico de discurso que desencadeia modos específicos de funcionamento cognitivo. Considera-se a argumentação como uma habilidade discursiva dotada de propriedades semiótico- dialógicas por compartilharmos do pressuposto de que o psiquismo humano é de natureza sociossemiótica, ou seja, a criança como um ser social, se apropria e apreende ativamente os recursos simbólicos oferecidos pela cultura. Compreende-se então, que a gênese dos processos cognitivos humanos se dá a partir deste processo de apropriação (Vigotski, 1984). Assim, ao propor a idéia de uma mediação simbólica na constituição dos processos cognitivos, coloca-se a impossibilidade de dissociar cognição de linguagem. A partir disto, surge a importância de se explorar a habilidade argumentativa em fases iniciais da socialização, entendendo que a argumentação por está ligada aos domínios da linguagem é constitutiva da cognição humana e pode favorecer o desenvolvimento de um funcionamento cognitivo específico que pode ser útil ao processo de escolarização. Desta forma foram elaboradas dez tipos de situações que geraram conflitos de opinião que não se distanciam das situações já presentes na rotina de uma turma da Educação Infantil. Os participantes foram seis alunos, dispostos em dupla, sendo cada dupla de três diferentes séries da educação infantil. O corpus analisado foram produtos destas atividades e são compostos apenas por episódios argumentativos de resolução de divergência de opinião. O estudo é semi-naturalista, com duração de um mês em que estas crianças formavideografadas duas vezes por semana, totalizando seis atividades para cada dupla. A análise dos dados é de natureza microanalítica e buscou constatar se as atividades propostas mobilizaram discursos argumentativos das crianças e como estas utilizaram o mesmo como mediador de conflitos deopinião. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Discussões e debates | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio em crianças | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Argumentação na escola | pt_BR |
dc.title | Argumentação na educação infantil: explorando possibilidades do uso da argumentação em sala de aula | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0076011176865785 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4027966674464867 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study’s main goal is to offer didactic support for the systematic use of argumentation in school. It turns specifically explore argumentative abilities at early age and therefore its focus is directed to the use of argumentation as a means of conflict resolution in Early Childhood Education (3-6 years). Many studies consider that children at this early stage of life can use the argumentative elements in their discourse (Stein, Bernas, Calicchia and Wright, 1996. Eisenberg and Garvey, 1981). However, these are still considered by some as belonging to a pre-argumentative stage (Faria, 2004). The argumentation is then considered as a discursive ability endowed with semiotic-dialogical properties because we share the assumption that the human psyche has a socio-semiotic nature, that is, the child as a social being, actively appropriates and apprehends the symbolic resources offered by culture. It is understood, then, that the genesis of human cognitive processes occurs from this process of appropriation (Vigotski, 1984). Thus, in proposing the idea of a symbolic mediation in the constitution of cognitive processes, the impossibility of dissociating cognition from language arises. From this, arises the importance of exploring argumentative ability in early stages of socialization, understanding that the argumentation is linked to the domains of language is constitutive of human cognition and may favor the development of a specific cognitive functioning that can be useful to the process of schooling. In this way ten types of situations were generated that generated conflicts of opinion that do not distance themselves from the situations already present in the routine of a class of Early Childhood Education. The participants were six students, arranged in pairs, each pair of three different series of the child education. The analyzed corpus were products of these activities and are composed only of argumentative episodes of resolution of opinion divergence. The study is semi-naturalistic, lasting a month in which these children were videotaped twice a week, totaling six activities for each pair. The analysis of the data is of a microanalytical nature and sought to verify if the proposed activities mobilized argumentative speech of the children and how they used the same one like mediator of conflicts of opinion. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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DISSERTAçÂO Larissa Canto Fernandes.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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