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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28116

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Title: Argumentação na educação infantil: explorando possibilidades do uso da argumentação em sala de aula
Authors: FERNANDES, Larissa Canto
Keywords: Psicologia cognitiva; Educação infantil; Discussões e debates; Raciocínio em crianças; Argumentação; Argumentação na escola
Issue Date: 28-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo tem como objetivo principal oferecer subsídios didáticos para o uso sistemático da argumentação na escola. Volta-se em específico para a exploração da habilidade argumentativa em idade precoces e por isso seu foco se direciona ao uso da argumentação como meio de resolução de conflitos na Educação Infantil (3-6 anos). Segundo Andrews (1995), entretanto, sendo oferecida a estas crianças a exposição à atividade argumentativa, estas poderão desenvolver a argumentação como possibilidade de uso na escola, na aprendizagem da leitura e da escrita, e no cotidiano. A argumentação é aqui considerada como um modo específico de discurso que desencadeia modos específicos de funcionamento cognitivo. Considera-se a argumentação como uma habilidade discursiva dotada de propriedades semiótico- dialógicas por compartilharmos do pressuposto de que o psiquismo humano é de natureza sociossemiótica, ou seja, a criança como um ser social, se apropria e apreende ativamente os recursos simbólicos oferecidos pela cultura. Compreende-se então, que a gênese dos processos cognitivos humanos se dá a partir deste processo de apropriação (Vigotski, 1984). Assim, ao propor a idéia de uma mediação simbólica na constituição dos processos cognitivos, coloca-se a impossibilidade de dissociar cognição de linguagem. A partir disto, surge a importância de se explorar a habilidade argumentativa em fases iniciais da socialização, entendendo que a argumentação por está ligada aos domínios da linguagem é constitutiva da cognição humana e pode favorecer o desenvolvimento de um funcionamento cognitivo específico que pode ser útil ao processo de escolarização. Desta forma foram elaboradas dez tipos de situações que geraram conflitos de opinião que não se distanciam das situações já presentes na rotina de uma turma da Educação Infantil. Os participantes foram seis alunos, dispostos em dupla, sendo cada dupla de três diferentes séries da educação infantil. O corpus analisado foram produtos destas atividades e são compostos apenas por episódios argumentativos de resolução de divergência de opinião. O estudo é semi-naturalista, com duração de um mês em que estas crianças formavideografadas duas vezes por semana, totalizando seis atividades para cada dupla. A análise dos dados é de natureza microanalítica e buscou constatar se as atividades propostas mobilizaram discursos argumentativos das crianças e como estas utilizaram o mesmo como mediador de conflitos deopinião.
Description: FERNANDES, Larissa Canto, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CANTO, Larissa / SANTOS, Selma Leitão, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selma
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28116
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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