Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28121
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Elton André Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-07T18:48:45Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07T18:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28121 | - |
dc.description.abstract | Desenvolvem-se reflexões sobre o processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral (de nome fictício Laura, também denominada de sujeito focal) matriculada numa escola pública regular em Maceió, Alagoas. Investiga-se sua constituição enquanto sujeito na sala de aula, com atenção para as significações produzidas nas interações criança-criança e adulto-criança. O material empírico resultou de estudo longitudinal desenvolvido em seis meses através: da observação videogravada das atividades pedagógicas registrando as interações de dezesseis crianças e professoras, procedendo recortes por episódios, analisados numa perspectiva microgenética; entrevistas semiestruturadas com a família de Laura (mãe e avó) e com suas três professoras (duas docentes – regente e auxiliar que atuaram em sua sala de aula e a terceira do atendimento educacional especializado) e registros em diário de campo. As entrevistadas foram submetidas à análise de conteúdo temático. Os registros em diário de campo consubstanciaram as análises oferecendo caracterização adicional do contexto da escola. As análises permitem considerar que as interações no cotidiano da inclusão estão repletas de significações que indicam a prontidão de crianças em acompanhar demandas do sujeito focal, através de manifestações de cuidado e disposição para seu ensino tentando atuar em coparticipação com as professoras. Estas apresentam dificuldades para aceitar a coparticipação das crianças nas interações partilhadas com o sujeito focal, podendo-se destacar a rigidez com que perseguem seus objetivos pedagógicos em detrimento dos arranjos interacionais nas trocas intragrupais entre os diversos parceiros, nas diversas situações programadas de aprendizagem. Entrevistas com a família e professoras indicam mudanças de percepção sobre o desenvolvimento de Laura atribuídas a sua frequência escolar e participação nas atividades pedagógicas. Defende-se o uso reflexivo das análises de episódios de interação na formação de professores na educação infantil para aprimorar práticas no campo da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Significação (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.title | Inclusão e constituição do sujeito com paralisia cerebral no cotidiano de uma pré-escola | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9812484187214373 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8994019269268058 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Reflections on the process of inclusion of a child with cerebral palsy are developed. This child (her fictitious name is Laura, also called focal subject) is enrolled in a regular public school in Maceió, Alagoas – Brazil. Her constitution as a subject in the classroom is investigated, focussing on the meanings produced in child-child and adult-child interactions. The empirical material resulted from a longitudinal study developed in six months through: observation of the pedagogical activities recorded as videos that show the interactions of sixteen children and teachers, proceeding to cut episodes, analyzed in a microgenetic perspective; Semi - structured interviews with Laura 's family (mother and grandmother) and with her three teachers (two teachers - regent and auxiliary who worked in her classroom and the third one from specialized educational service) and records in field diaries. The interviews were submitted to the thematic content analysis. Field diary records consolidated the analyzes by offering additional characterization of the school context. The analyzes allow us to consider that the interactions in the daily life of inclusion are full of meanings that indicate the readiness of children to follow the demands of the focal subject, through manifestations of care and disposition for their teaching trying to act in partnership with the teachers. The teachers present difficulties in accepting the participation of children in the interactions shared with the focal subject, and it is possible to emphasize the rigidity which they pursue their pedagogical objectives to the detriment of the interactive arrangements in the intra-group exchanges between the different partners in the various programmed learning situations. Interviews with the family and teachers indicate changes in the perception of Laura's development attributed to her attendance at school and participation in teaching activities. We defend the reflexive use of the analysis of interactions episodes in the formation of teachers in children's education to improve practices in the field of inclusive education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Elton André de Castro.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons