Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28121
Comparte esta pagina
Título : | Inclusão e constituição do sujeito com paralisia cerebral no cotidiano de uma pré-escola |
Autor : | CASTRO, Elton André Silva de |
Palabras clave : | Psicologia; Educação infantil; Educação inclusiva; Significação (Psicologia); Paralisia cerebral |
Fecha de publicación : | 10-feb-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Desenvolvem-se reflexões sobre o processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral (de nome fictício Laura, também denominada de sujeito focal) matriculada numa escola pública regular em Maceió, Alagoas. Investiga-se sua constituição enquanto sujeito na sala de aula, com atenção para as significações produzidas nas interações criança-criança e adulto-criança. O material empírico resultou de estudo longitudinal desenvolvido em seis meses através: da observação videogravada das atividades pedagógicas registrando as interações de dezesseis crianças e professoras, procedendo recortes por episódios, analisados numa perspectiva microgenética; entrevistas semiestruturadas com a família de Laura (mãe e avó) e com suas três professoras (duas docentes – regente e auxiliar que atuaram em sua sala de aula e a terceira do atendimento educacional especializado) e registros em diário de campo. As entrevistadas foram submetidas à análise de conteúdo temático. Os registros em diário de campo consubstanciaram as análises oferecendo caracterização adicional do contexto da escola. As análises permitem considerar que as interações no cotidiano da inclusão estão repletas de significações que indicam a prontidão de crianças em acompanhar demandas do sujeito focal, através de manifestações de cuidado e disposição para seu ensino tentando atuar em coparticipação com as professoras. Estas apresentam dificuldades para aceitar a coparticipação das crianças nas interações partilhadas com o sujeito focal, podendo-se destacar a rigidez com que perseguem seus objetivos pedagógicos em detrimento dos arranjos interacionais nas trocas intragrupais entre os diversos parceiros, nas diversas situações programadas de aprendizagem. Entrevistas com a família e professoras indicam mudanças de percepção sobre o desenvolvimento de Laura atribuídas a sua frequência escolar e participação nas atividades pedagógicas. Defende-se o uso reflexivo das análises de episódios de interação na formação de professores na educação infantil para aprimorar práticas no campo da educação inclusiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28121 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Elton André de Castro.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons