Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28824

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício de-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Eduardo Cardoso-
dc.date.accessioned2019-01-25T14:08:36Z-
dc.date.available2019-01-25T14:08:36Z-
dc.date.issued2015-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28824-
dc.description.abstractEntender a cidade, os seus processos de ordenação e os impactos dessa ordenação no cotidiano das pessoas, tem sido pauta de relevantes estudos. Alinhada a esse pensamento, esta pesquisa visa o entendimento acerca da possibilidade das calçadas do Bairro do Recife Antigo voltarem a ser espaços de vivência. Para tal, analisa esse equipamento não apenas sob a questão estética e urbanística, mas também de como os sujeitos o significam, e, principalmente, como as calçadas são entendidas como espaços públicos. Analisa o processo de segregação causado pela valorização dos espaços públicos no locus da pesquisa; a territorialização, no sentido de organização e reorganização social em termos de relações com o espaço; as práticas discursivas; e as políticas públicas no que tange ao objeto pesquisado. A preocupação com essa temática se justifica pela atual realidade das calçadas, ruas e demais espaços públicos, espaços difusos sem um sentido social bem definido. Sem adequados usos e apropriações desses espaços, vemos a formação de um cenário artificial, fiscalizado, controlado e direcionado para uma produção de espaços urbanos com objetivos específicos. A abordagem dessa pesquisa desenvolveu-se na perspectiva de pedestrianização, mobilidade e no estudo da dimensão humana das cidades de Jan Gehl. O desenvolvimento da análise se dá através do modelo de análise do discurso de Rosalind Gill. Neste quadro de análise, a presente pesquisa pretende contribuir com o debate atual sobre as formas de vivências nas calçadas e em outros espaços públicos urbanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectÁreas de pedestrespt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.titleCaminhar pelo Recife Antigo: a calçada como espaço de vivênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9162393886229323pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0701427642783016pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the city, its ordering processes and the impacts of this sort in daily life, has been the agenda of relevant studies. In line with this thinking, this research aims at understanding the possibility of Recife Antigo District´s sidewalks becoming living spaces again. For this, examine this equipment not only from the esthetic and urban issue, but also as subjects mean them, and especially and especially as the sidewalks are understood as public spaces. Analyzes the process of segregation caused by the appreciation of the public spaces in the site of the research; territorialisation, in the sense of organization and social reorganization in terms of relations with the space; discursive practices; and public policies with respect to the researched object. The concern with this theme is justified by the current reality of the sidewalks, streets and other public spaces, fuzzy spaces without a well-defined social sense. Without proper uses and appropriations of these spaces, we see the formation of an artificial setting, supervised, controlled and oriented for a production of urban spaces with specific objectives. The approach of this research was developed from the perspective of pedestrianization, mobility and the study of the human dimension of the cities of Jan Gehl. The development of the analysis is given by the discourse analysis model by Rosalind Gill . In this analytical framework, this research aims to contribute to the current debate on experiences on sidewalks and in other urban areaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eduardo Cardoso Gonçalves.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons