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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28994

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araujo-
dc.contributor.authorSOTÉRO, Bernadete de Andrade-
dc.date.accessioned2019-02-06T19:28:17Z-
dc.date.available2019-02-06T19:28:17Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28994-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca investigar o tratamento dado aos gêneros textuais nas práticas de sala de aula de professores do Ensino Fundamental, numa escola pública do município de Amaraji. A questão que norteia este trabalho se volta para entender de que forma o professor do Ensino Fundamental conduz sua prática pedagógica, no trato com os gêneros textuais, e se o faz de forma produtiva. Buscamos perceber o que o professor ensina quando ensina gêneros. Partimos do pressuposto de que, apesar da ênfase do trabalho de sala de aula ser em gêneros textuais, grande parte dos professores do Ensino Fundamental da escola campo de pesquisa ainda trabalha numa perspectiva estática de gênero, resumindo o trabalho à classificação e à forma estrutural dos gêneros, sem, contudo, explorar a funcionalidade dos mesmos a partir das práticas sociais. Para alcançar os objetivos pretendidos, a metodologia empregada envolveu questionários semiestruturados, relatos de experiências e análise de material didático. A pesquisa orientou-se em estudos realizados por Bakhtin (2011), Bawarshi e Reiff (2013), Devitt (2004), Marcuschi (2008), Bazerman (2013), Miller (2012), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Reinaldo e Bezerra (2012), Benveniste (1979), Antunes (2009) e Authier-Revuz (2004). Os dados obtidos colocaram em evidência que, de fato, o trabalho com gêneros textuais em sala de aula é tratado apenas como um conteúdo a ser vivenciado de maneira estática, orientado apenas pelo livro didático. Confirmou-se também a necessidade de estudo nessa área, por parte do professor. Na tentativa de contribuir com o processo de formação no espaço da escola, foi oferecida aos professores envolvidos na pesquisa uma proposta de intervenção pedagógica, com oficinas voltadas para o estudo de gêneros textuais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsino de gênerospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleCaminhos e descaminhos do ensino-aprendizagem de gêneros textuais: uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4807299955886675pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe present research seeks to investigate the treatment given to the genera in the classroom practices of primary school teachers in a public school in the city of Amaraji. The point that guides this work is to understand how elementary school teachers conduct his/her pedagogical practice in dealing with textual genres, and how s/he does it effectively. We seek to understand what the teacher's concern is when s/he teaches genres and what students learn from the work done in the classroom. We assume that although the emphasis of classroom work is on textual genres, much of the school's primary school teachers field of research still works on a static gender perspective, summarizing the work the classification and structural form of the genres, without, however, exploiting their functionality from social practices. For this, the methodology employed involved semi-structured questionnaires, reports of experiences and analysis of didactic material used. The research was guided by studies by Bakhtin (2011), Bawarshi and Reiff (2013), Devitt (2004), Marcuschi (2008), Bazerman (2013), Miller (2012), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Reinaldo and Bezerra (2012), Benveniste (1979), Antunes (2009) and Authier-Revuz (2004). The data obtained showed that in fact the work with textual genre in the classroom of the school field of research is treated only as a content to be experienced in an amorphous way, guided only by the textbook. The teacher's need for study in this area was also confirmed. In an attempt to contribute to the formation process in the school space, the teachers involved in the research were offered a proposal of pedagogical intervention with workshops focused on the study of textual genres.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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