Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29331
Compartilhe esta página
Título: | Aspectos do design gráfico, da usabilidade e da ergonomia informacional no ambiente virtual prosimulador: um estudo de caso |
Autor(es): | NEVES, Aline da Silva Oliveira |
Palavras-chave: | Design gráfico; Usabilidade; Ambiente virtual de aprendizado; Ergonomia informacional; Simulador de trânsito |
Data do documento: | 26-Jul-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O crescimento na fabricação de softwares e a rapidez com que avança a tecnologia criam necessidades aos desenvolvedores de lançarem novos sistemas no mercado. Muitos desses sistemas são criados apenas sob a visão de um programador que pouco se preocupa com a usabilidade dos usuários. Este estudo tem como objetivo principal avaliar os aspectos gráficos, ergonômicos e de usabilidade do software simulador de direção Prosimulador. Assim descobrir como a interface gráfica pode facilitar ou prejudicar a interação e aprendizagem de seus usuários. Para fazer essa verificação buscou-se referências nas áreas de ensino-aprendizagem em meio digital, do design gráfico e da usabilidade, além de um levantamento histórico e questões culturais sobre a relação humano-computador. Como objeto de análise foi escolhido o Ambiente Virtual de Aprendizagem Prosimulador. Um simulador de trânsito utilizado em várias cidades do país. A partir dos resultados obtidos na verificação das heurísticas, testes de usabilidade e testes com especialistas em design gráfico, elaborou-se uma lista de recomendações baseada nas ocorrências dos erros citados pelos avaliadores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29331 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Aline da Silva Oliveira Neves.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons