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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29339
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Título: | Associação da estimulação não-invasiva transcraniana e transmedular ao exercício em esteira sobre a excitabilidade medular de indivíduos saudáveis |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Plínio Luna de |
Palavras-chave: | Estimulação magnética transcraniana; Exercício; Estimulação elétrica; Neurofisiologia; Voluntários saudáveis |
Data do documento: | 14-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A presente tese consiste de dois estudos que têm por objetivo: sumarizar e avaliar a qualidade da evidência de estudos que verificaram o efeito da estimulação transmedular por corrente contínua (ETMCC) sobre a excitabilidade medular de indivíduos saudáveis (estudo 1) e avaliar o efeito de duas técnicas diferentes de estimulação não-invasiva do sistema nervoso central associadas ao exercício físico na esteira sobre a excitabilidade medular de indivíduos saudáveis (estudo 2). O primeiro estudo foi constituído por uma revisão sistemática com metanálise, sem restrição linguística, que incluiu artigos das seguintes bases de dados: PubMed (via MEDLINE), CINAHL (via EBSCO), PsycINFO, Web of Science e LILACS (via BIREME). Foram incluídos sete estudos crossover na avaliação do risco de viés e seis estudos na metanálise. A metanálise não verificou efeitos significativos quanto a amplitude do reflexo de Hoffman após a ETMCC anódica (diferença de média padronizada, DMP -0,09, IC95% -0,72 a 0,55, p = 0,79, I² = 67%) e após a ETMCC catódica (DMP = 0,28, IC95% = -0,07 a 0,63, p = 0,11, I² = 0%) em comparação ao grupo sham. Apenas efeitos adversos leves como coceira e prurido sobre a região envolta dos eletrodos ativo foram reportados pelos estudos. Todos estudos avaliados apresentaram alto risco de viés ou risco incerto para os domínios referentes à randomização, alocação e mascaramento. Embora os resultados fornecidos por esta metanálise tenham sido obtidos por uma análise com alta homogeneidade, é necessário considera-los com cautela, uma vez que foram produto de poucos estudos com limitado tamanho amostral. No segundo estudo, doze voluntários saudáveis foram submetidos a seis sessões contento estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr 1Hz, 20 Hz ou sham) ou ETMCC (anódica, cadódica ou sham) associados a 20 minutos de caminhada na esteira (CE) com uma intensidade moderada. Em cada sessão foi feita apenas um tipo de estimulação. A mensuração da excitabilidade medular foi realizada por meio do reflexo de Hoffmann (rH) e pela depressão pós-ativação (DPa). Todas as medidas foram avaliadas antes, imediatamente após, 30 e 60 minutos após os procedimentos experimentais. Nossos resultados demonstraram que a sessão contendo ETMCC anódica/CE e a sessão contendo EMTr 20Hz/CE reduziram significativamente a amplitude do reflexo-H por até 30 minutos após a estimulação em comparação à condição baseline (p = 0,005 e p = 0,034, respectivamente). Não foi verificado nenhuma diferença significativa entre as sessões e em relação ao tempo para a DPa em nenhum dos intervalos avaliados. Estes resultados demonstram que a ETMCC e a EMTr quando combinadas com exercício físico de intensidade moderada são capazes de reduzir por até 30 minutos a excitabilidade medular sem que houvesse alteração dos parâmetros da DPa. Os resultados descritos pelos dois estudos desta tese possuem caráter inédito e contribuem para uma maior compreensão dos mecanismos de neurofisiologia acerca do controle da excitabilidade medular em indivíduos saudáveis após intervenções que combinam o uso da estimulação não-invasiva transmedular ou transcraniana do sistema nervoso com exercício físico. Portanto, estes resultados fornecem bases para a criação de futuros protocolos de intervenção em populações que apresentam déficits do controle a atividade reflexa espinal. |
Descrição: | SILVA, Kátia Karina do Monte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MONTE-SILVA, Kátia Karina do |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29339 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento |
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