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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29443
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Título: | Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros |
Autor(es): | OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva |
Palavras-chave: | Ensino superior (Caruaru-PE); Enfermagem – Estudo e ensino (Caruaru-PE); Aprendizagem; Ensino - Metodologia; Prática profissional; Avaliação educacional (Caruaru-PE) |
Data do documento: | 20-Out-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | As vertiginosas mudanças na conjuntura social têm posto em reflexão, de maneira contundente, os aspectos relacionados a formação profissional em enfermagem. Assim, esta discussão surge mediante a necessidade de considerar os fatores que são próprios do trabalho em saúde, tais como a relação intrínseca entre as atividades práticas e a teoria, o cuidado holístico, crítico e humanizado, visto que estes elementos são essenciais para o apropriado exercício profissional. Nesta vertente, o trabalho objetivou investigar a percepção dos docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a utilização e contribuição das metodologias ativas da aprendizagem no processo de formação e desenvolvimento do profissional enfermeiro. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizado em um Centro Universitário do Agreste Pernambucano. Esta investigação foi composta por duas etapas: na primeira, foi utilizado um questionário do tipo Likert com intuito de analisar as práticas pedagógicas efetivadas pelos docentes do curso de enfermagem; na segunda, foram realizadas entrevistas com alguns docentes, na perspectiva de aprofundar questões inerentes a etapa 1. Os dados quantitativos foram avaliados descritivamente e apresentados em tabelas e quadros com as frequências relativas e absolutas. Para apreciação dos dados qualitativos, foi realizada análise de conteúdo, com base no referencial teórico proposto por Minayo e Franco. Os resultados demonstraram que os docentes compreendem a relevância das mesmas para a formação em enfermagem, entretanto evidenciamos não haver um planejamento de um ensino ativo, pelo professor, demonstrando afinidade com a transmissão de conteúdos. Os dados apontam na direção de certa fragilidade nas práticas de planejamento, seleção de estratégias e métodos de avaliação declarados pelos docentes, corroborando a importância da atitude reflexiva constante no campo da docência em enfermagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29443 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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