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Título : Saberes e práticas mobilizados por professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística
Autor : SILVA, Rafaella Sales da
Palabras clave : Análise linguística; Língua portuguesa (Ensino fundamental); Prática de ensino (Caruaru - PE); Professores de línguas (Caruaru – PE)
Fecha de publicación : 13-sep-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este estudo buscou compreender os saberes e as práticas mobilizados por professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Participaram desta pesquisa sete professores de língua portuguesa que lecionavam em escolas públicas municipais da cidade de Caruaru, situada no Estado de Pernambuco. Para alcançarmos o objetivo proposto, utilizamos como procedimentos de produção de dados uma sessão de grupo focal, observações de aula de um dos participantes desse grupo, bem como entrevistas com esse mesmo docente. Os dados gerados por meio desses procedimentos foram submetidos à análise do conteúdo. Foi possível compreender, a partir da análise dos dados da sessão de grupo focal, que o ensino da norma linguística e o trabalho com unidades menores da língua constituíam um ponto de tensão entre os professores. Também constatamos que os professores apresentaram forte preocupação em não serem identificados como praticantes de um ensino tradicional de gramática, embora seus depoimentos tenham revelado certa influência de práticas com as quais estavam familiarizados e que se relacionam aos seus saberes pré-profissionais. Após a realização do grupo focal, observamos as aulas de um dos participantes desse grupo. A análise dos dados a partir dos procedimentos mencionados revelou que as experiências desse professor com o ensino de gramática na Educação Básica foram marcadas por uma metodologia tradicional, o que o desagradava e causava inquietação. Assim, defendia que o trabalho com a gramática em sala de aula deveria ser diferente daquele a que foi submetido na escola. Entretanto, ao conduzir suas aulas, parecia se inspirar em suas experiências pré-profissionais, revelando, assim, uma relação conflituosa com o ensino de gramática. Durante os dez (10) dias em que observamos suas práticas, oito (8) deles foram dedicados ao ensino de gramática. Também percebemos que sua metodologia de ensino tendia a seguir a sequência: apresentação de conceito/regras + exemplos + exercícios. Durante as suas aulas o professor tinha a preocupação de informar aos alunos os conteúdos que eram cobrados em concursos e em provas de vestibular e a linguagem usada era típica dos professores de cursinho pré-vestibular. Além disso, conduzia suas aulas por meio de fichas, com um formato semelhante ao utilizado nesses de cursinhos. Outro elemento observado nas aulas desse professor diz respeito à relação que ele mantinha com o livro didático no ensino de gramática/análise linguística. Embora tenha declarado não gostar de usar o manual, pois considerava que ele limitava as suas práticas, percebemos que esse recurso esteve presente em 60% dos dias observados. Entretanto, o docente utilizava “manobras” para “consumir” esse material, pois não o utilizava do início ao fim nas suas aulas e nem exatamente tal como previsto pelo autor. Diante destas observações, é perceptível que as experiências pré-profissionais dos professores exercem uma influência sobre suas ações e, ao consumirem os discursos oficiais, selecionam o que consideram pertinente para o desenvolvimento de suas ações como profissionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29549
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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