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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29637

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Título: Metodologia de análise termo-estrutural de bloco de motores após adição do sistema de sobrealimentação
Autor(es): VASCONCELOS, Waldério dos Anjos
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Análise termo-estrutural; Bloco de motores; Cargas nos mancais principais; Critério de fadiga multiaxial; Motores sobrealimentados; Método dos elementos finitos
Data do documento: 5-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia completa para análise termo-estrutural de bloco de motores, propondo soluções otimizadas em relação ao custo computacional e a acurácia dos resultados. No trabalho são considerados três grupos de carregamento principais: cargas térmicas, cargas de montagem e cargas de pressão e inércia nos mancais. Para o cálculo das cargas nos mancais, foi proposta uma nova metodologia híbrida com o objetivo de encontrar soluções otimizadas em relação ao custo computacional. Foi utilizada uma metodologia para seleção de casos de carregamento que visasse a redução do número de casos simulados. Para avaliar a integridade do bloco foram utilizados os critérios de falha de Coulomb-Mohr para materiais frágeis (implementado no software ANSYS®) e de fadiga para carregamentos multiaxiais (implementado software FEMFAT®). Comparando as cargas verticais calculadas e os resultados da simulação do software comercial AVL EXCITE™, verificou-se que o modelo apresentou erros que variaram de 0,46 a 5,95 %, considerados baixos quando comparados aos erros de outros modelos analíticos ou semianalíticos. O caso de estudo foi realizado com o projeto de adequação do motor EtorQ EVO 1.6l 16v para sobrealimentação. Com os valores das forças e a aplicação da metodologia, foram selecionados 22 casos de carregamento que posteriormente foram reduzidos para 16 por meio de equivalências. O software ANSYS® foi utilizado no cálculo das tensões do bloco do motor. Quando aplicados os critérios de falha, na parte superior e inferior do bloco ocorreram pequenas regiões com coeficientes de segurança menores que 1,0. Entretanto, para a parte superior, esses baixos valores dos coeficientes foram associados principalmente às tensões sobrestimadas em arestas sem arredondamento. Para a parte inferior, os coeficientes foram considerados aceitáveis por esses estarem subestimados pela não consideração da rigidez do virabrequim na interação com os mancais.
Descrição: SILVA, Nadège Sophie Bouchonneau da, também é conhecida em citações bibliográficas por: BOUCHONNEAU, Nadège Sophie
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29637
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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