Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2966
Share on
Title: | Cards Persona: aplicação da técnica de personas na criação de jogos digitais |
Authors: | Santana de Oliveira, Bruno |
Keywords: | Cards Persona; Personas; Game Design; Design; Metodologia |
Issue Date: | 31-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Santana de Oliveira, Bruno; Menezes Marques das Neves, André. Cards Persona: aplicação da técnica de personas na criação de jogos digitais. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo auxiliar a indústria de jogos e entretenimento digital do estado de Pernambuco. Primeiramente busca responder por que é importante o designer conhecer os usuários do produto e por que escolher como campo de trabalho a área de jogos e entretenimento digital. Após esta etapa, foi promovida uma série de entrevistas com designers e gerentes de criação das principais empresas para estudo do processo vigente nestas. Concluindo que o modelo de negócio impossibilitava a pesquisa diretamente no processo, foi buscado a solução usando a pesquisa com usuários como um processo paralelo a parte e o trabalho passa a se ater na forma com que os dados sobres os usuários entrariam no processo da APL de jogos digitais de Pernambuco. A solução proposta foi aplicar o método de Personas proposto por Cooper, modificando para proporcionar maior conteúdo imagético e promover o reuso dos dados. Este modelo proposto foi chamado de Cards Persona e testado no consórcio da Olimpíadas de Jogos Educacionais, onde foi utilizado durante o processo de concepção de dois novos jogos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2966 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo14_1.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License