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Título : Documentário radical ou a ficção como colaboração : invenção, disjunção e cinema compartilhado : devir e cosmovisão em As Hipermulheres
Autor : BANDEIRA, Philipi Emmanuel Lustosa
Palabras clave : Historiografia do documentário; Antropologia compartilhada; Documentário contemporâneo brasileiro; Cinema indígena; As Hipermulheres
Fecha de publicación : 26-jun-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho parte de uma análise reflexiva sobre o documentário: dividida em duas partes, uma primeira parte historiográfica e desconstrutiva focada nas décadas de 1920-1930, em que, à luz de uma bibliografia recente sobre o tema, abordamos e problematizamos a configuração do gênero discursivo “documentário” como herança colonialista, como vanguarda modernista e como aparelho de estado, concluindo com a hipótese de uma dialética estética política injuntiva do gênero e inscrevendo neste mapa, ao fim, dois pioneiros brasileiros esquecidos; na segunda parte, destinada ao documentário contemporâneo, fazemos uma cartografia que circunscreve nossas eleições afetivas dentro do documentário contemporâneo brasileiro, centrada nos modos de produção e processos de criação assentados no tripé colaborativocoletivo- comunitário, passando então à análise reflexiva de um filme em específico – As Hipermulheres (2011), direção conjunta de Carlos Fausto, Leo Sette e Takumã Kuikuro, realizado na aldeia Ipatse do povo indígena kuikuro do Alto Xingu, com produção de Vincent Carelli e do Vídeo nas Aldeias - que por sua vez incorpora e responde, acredito, em grande medida à problemática e os questionamentos anteriores sobre o documentário no sentido estético e político.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29796
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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