Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, João Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorSOUZA, Fernando Antônio Araújo de-
dc.date.accessioned2019-03-27T18:54:41Z-
dc.date.available2019-03-27T18:54:41Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881-
dc.description.abstractEste projeto propõe a inserção de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais associadas às aulas expositivas, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física de nível médio e nível superior. Foi produzido um material de apoio didático com a construção de videoaulas, contendo experimentos de alguns tópicos de Mecânica Clássica relativos a temas tratados em aulas e uma orientação geral sobre os procedimentos a serem desenvolvidos para a realização das videoaulas, dentro da perspectiva de promoção da integração entre teoria e prática. O estudo foi implantado durante o primeiro semestre de 2017. A metodologia de levantamento dos dados incorporou análise de participação, avaliação escrita ao longo do semestre e questionário de opinião pré e pós-aplicativo. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os níveis apresentaram melhor desempenho após a aplicação de videoaulas, o que faz crer que o tratamento aplicado facilitou a aprendizagem significativa dos conceitos físicos abordados. O produto educacional gerado em decorrência do trabalho está disponível a professores interessados, para auxiliá-los em sua prática pedagógica e incluído em um DVD que integra esta dissertação. Conclui-se que a sistematização do ensino de Física, priorizando a organização do conhecimento por meio de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais para resolver situações problema, é uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio e superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVideoteipes na educação – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectVídeos experimentais – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEducação – Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidática – Ensino superior – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleVídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruarupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9446695516155521pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis project proposes the insertion of video lessons focusing on the experimental activities associated to expository lessons, aiming at the significant learning of Physics contents at high school level and college level. Was produced teaching materials with video lessons, approaching experiments on some topics of Classic Mechanics related to subjects studied in class and a general orientation on the procedures to be carried out for the conduction of the video lessons, within the perspective of integration between of theory and practice. The study was implemented during the first semester of 2017. The methodology of data collection included participation analysis, written evaluation throughout the semester, pre and post-lesson opinion survey The results show that the students at both levels presented better performance after the use of video lessons, which makes believe that the applied treatment facilitated the learning of the addressed concepts of Physics concepts. The educational product developed as a result of the work is available to interested teachers to assist them in their pedagogical practice and are included in a DVD that integrates this dissertation. It is concluded that the systematization of Physics teaching, prioritizing the organization of knowledge through video lessons focusing on experimental activities to approach Physics problems, is an effective strategy to promote learning of Physical concepts at high school and college levels.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernando Antônio Araújo de Souza.pdf3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons