Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881

Compartilhe esta página

Título: Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
Autor(es): SOUZA, Fernando Antônio Araújo de
Palavras-chave: Videoteipes na educação – Caruaru (PE); Vídeos experimentais – Caruaru (PE); Educação – Métodos experimentais; Física (Ensino médio); Didática – Ensino superior – Caruaru (PE)
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este projeto propõe a inserção de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais associadas às aulas expositivas, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física de nível médio e nível superior. Foi produzido um material de apoio didático com a construção de videoaulas, contendo experimentos de alguns tópicos de Mecânica Clássica relativos a temas tratados em aulas e uma orientação geral sobre os procedimentos a serem desenvolvidos para a realização das videoaulas, dentro da perspectiva de promoção da integração entre teoria e prática. O estudo foi implantado durante o primeiro semestre de 2017. A metodologia de levantamento dos dados incorporou análise de participação, avaliação escrita ao longo do semestre e questionário de opinião pré e pós-aplicativo. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os níveis apresentaram melhor desempenho após a aplicação de videoaulas, o que faz crer que o tratamento aplicado facilitou a aprendizagem significativa dos conceitos físicos abordados. O produto educacional gerado em decorrência do trabalho está disponível a professores interessados, para auxiliá-los em sua prática pedagógica e incluído em um DVD que integra esta dissertação. Conclui-se que a sistematização do ensino de Física, priorizando a organização do conhecimento por meio de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais para resolver situações problema, é uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio e superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernando Antônio Araújo de Souza.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons