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Título: Lições da Mata Atlântica no Nordeste do Brasil: saberes e fazeres de uma rede de gestores na implementação de um corredor de biodiversidade
Autor(es): MELO, Maria das Dores de Vasconcelos Cavalcanti
Palavras-chave: Geografia; Gestão ambiental; Biodiversidade – Conservação; Biodiversidade florestal; Florestas tropicais – Conservação; Mata atlântica; Corredor de biodiversidade
Data do documento: 14-Set-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Mata Atlântica no Brasil está reduzida a 12,5% da sua cobertura original e sob o seu domínio hoje habitam 145 milhões de pessoas, onde é produzido cerca de 70% do PIB nacional. As conquistas obtidas na sua proteção se deram sob o comando de redes de atores sociais. A estratégia adotada por essas redes tem sido a conexão de paisagens através de Corredores de vegetação, a composição de mosaicos com diferentes usos do solo e a formação de Corredores de biodiversidade. É consenso que a gestão integrada desses territórios permite a otimização no uso dos recursos, a agilidade na realização das ações e a troca de experiências e aprendizagens entre atores diversos, inclusive as populações locais. A constituição de redes de atores modelando territórios de biodiversidade é experimento recente, cujos resultados ainda não foram devidamente estudados e comprovados. Seguindo nessa direção, esta pesquisa teve como objetivo geral entender as contribuições dos gestores das unidades de conservação da Área Focal Murici (AL) – Urubu (PE), do Corredor de Biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste – CBMANE, articulados em rede, na implementação do CBMANE. Desse contexto, recortam-se as seguintes questões: a ação em rede contribui com a proteção da Mata Atlântica na Área Focal Murici Urubu do CBMANE através da consolidação desta unidade de planejamento e gestão da biodiversidade? Como esses gestores podem contribuir mais efetivamente para a implementação do CBMANE? A metodologia adotada foi, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto à forma de abordagem, a qualitativa; e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa documental e um levantamento de campo, onde foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para a análise do conteúdo encontrado seguiu-se a categorização, como uma operação de classificação dos elementos dispostos no conjunto de cada entrevista. Os resultados encontrados foram apresentados em quatro categorias, sendo uma delas o plano de ação para o CBMANE. Estes resultados corroboram com a tese: as redes tornam as ações voltadas para a conservação da biodiversidade mais efetivas, por aumentar a escala de atuação, produzir e fazer circular grande número de informações estratégicas, exercer poder político institucional, possuir capacidade de mobilização e sensibilização da sociedade de maneira geral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29930
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