Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29937
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROAZZI, Antonio | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Renato Guedes dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T18:01:56Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T18:01:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29937 | - |
dc.description.abstract | A utilização dos recursos de multimídia e interatividade permitidos pelos computadores promete revolucionar a realidade dos testes psicológicos, em particular daqueles voltados para a avaliação cognitiva na infância. Numa lógica de testes que evoluem acompanhando e se adaptando à inovação tecnológica, diríamos que o teste informatizado traduz uma atenção da psicologia à rentabilização das novas tecnologias, podendo isso representar um fator de validade dos testes ao torná-los mais atraentes aos sujeitos que os realizam. Por sua vez, a Teoria da Resposta ao Item vem se tornando a técnica predominante para a montagem e interpretação de testes, superando limitações da Teoria Clássica dos Testes e permitindo estabelecer correspondências entre variáveis latentes e suas manifestações. Nesse contexto, este trabalho relata o processo de construção e validação de um teste voltado à avaliação do raciocínio abstrato baseado na Escala de Avaliação de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de Idade – ECCOs 4/10, uma bateria de testes voltada para avaliação cognitiva na infância. Vantagens, facilidades, limites e dificuldades foram percebidos na construção e aplicação desse instrumento e estão aqui relatados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio | pt_BR |
dc.subject | Testes psicológicos para crianças | pt_BR |
dc.subject | Testes psicológicos informatizados | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da resposta ao item | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de versão informatizada da prova de raciocínio da ECCOs 4/10 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6801039578254907 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6108730498633062 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of multimedia and interactivity allowed by computers promises to revolutionize the reality of psychological tests, particularly those focused on the cognitive assessment in childhood. In the logic of tests that evolve and adapt to technological innovation, we would say that the electronic test represents a attention of psychology to the growth of new technologies, and this could represent a factor of validity of the tests to make them more attractive to individuals who perform them. On the other hand, the Item Response Theory has become the predominant technique for the creation and interpretation of tests, overcoming the limitations of Classical Test Theory and allowing to establish connections between latent variables and their manifestations. In this context, this paper describes the process of constructing and validating a test aimed at assessing abstract reasoning based on the Assessment Scale Cognitive Skills for Children from 4 to 10 years of age - ECCOs 4 / 10, a battery of tests aimed at cognitive assessment in childhood. Advantages, facilities, limits and difficulties were perceived in the construction and application of this instrument and are reported here. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Renato Guedes dos Santos.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons