Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29937

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorSANTOS, Renato Guedes dos-
dc.date.accessioned2019-04-01T18:01:56Z-
dc.date.available2019-04-01T18:01:56Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29937-
dc.description.abstractA utilização dos recursos de multimídia e interatividade permitidos pelos computadores promete revolucionar a realidade dos testes psicológicos, em particular daqueles voltados para a avaliação cognitiva na infância. Numa lógica de testes que evoluem acompanhando e se adaptando à inovação tecnológica, diríamos que o teste informatizado traduz uma atenção da psicologia à rentabilização das novas tecnologias, podendo isso representar um fator de validade dos testes ao torná-los mais atraentes aos sujeitos que os realizam. Por sua vez, a Teoria da Resposta ao Item vem se tornando a técnica predominante para a montagem e interpretação de testes, superando limitações da Teoria Clássica dos Testes e permitindo estabelecer correspondências entre variáveis latentes e suas manifestações. Nesse contexto, este trabalho relata o processo de construção e validação de um teste voltado à avaliação do raciocínio abstrato baseado na Escala de Avaliação de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de Idade – ECCOs 4/10, uma bateria de testes voltada para avaliação cognitiva na infância. Vantagens, facilidades, limites e dificuldades foram percebidos na construção e aplicação desse instrumento e estão aqui relatados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectTestes psicológicos para criançaspt_BR
dc.subjectTestes psicológicos informatizadospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.titleConstrução e validação de versão informatizada da prova de raciocínio da ECCOs 4/10pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6801039578254907pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe use of multimedia and interactivity allowed by computers promises to revolutionize the reality of psychological tests, particularly those focused on the cognitive assessment in childhood. In the logic of tests that evolve and adapt to technological innovation, we would say that the electronic test represents a attention of psychology to the growth of new technologies, and this could represent a factor of validity of the tests to make them more attractive to individuals who perform them. On the other hand, the Item Response Theory has become the predominant technique for the creation and interpretation of tests, overcoming the limitations of Classical Test Theory and allowing to establish connections between latent variables and their manifestations. In this context, this paper describes the process of constructing and validating a test aimed at assessing abstract reasoning based on the Assessment Scale Cognitive Skills for Children from 4 to 10 years of age - ECCOs 4 / 10, a battery of tests aimed at cognitive assessment in childhood. Advantages, facilities, limits and difficulties were perceived in the construction and application of this instrument and are reported here.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renato Guedes dos Santos.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons