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Título : Construção e validação de versão informatizada da prova de raciocínio da ECCOs 4/10
Autor : SANTOS, Renato Guedes dos
Palabras clave : Psicologia cognitiva; Psicometria; Raciocínio; Testes psicológicos para crianças; Testes psicológicos informatizados; Avaliação; Teoria da resposta ao item
Fecha de publicación : 25-feb-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A utilização dos recursos de multimídia e interatividade permitidos pelos computadores promete revolucionar a realidade dos testes psicológicos, em particular daqueles voltados para a avaliação cognitiva na infância. Numa lógica de testes que evoluem acompanhando e se adaptando à inovação tecnológica, diríamos que o teste informatizado traduz uma atenção da psicologia à rentabilização das novas tecnologias, podendo isso representar um fator de validade dos testes ao torná-los mais atraentes aos sujeitos que os realizam. Por sua vez, a Teoria da Resposta ao Item vem se tornando a técnica predominante para a montagem e interpretação de testes, superando limitações da Teoria Clássica dos Testes e permitindo estabelecer correspondências entre variáveis latentes e suas manifestações. Nesse contexto, este trabalho relata o processo de construção e validação de um teste voltado à avaliação do raciocínio abstrato baseado na Escala de Avaliação de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de Idade – ECCOs 4/10, uma bateria de testes voltada para avaliação cognitiva na infância. Vantagens, facilidades, limites e dificuldades foram percebidos na construção e aplicação desse instrumento e estão aqui relatados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29937
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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