Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29945

Share on

Title: Estratégias identitárias e processos interculturativos na mobilidade estudantil da UFPE/Recife
Authors: SABÓIA, Dayana Rodrigues
Keywords: Psicologia; Comunicação intercultural; Aculturação; Subjetividade; Intercâmbio educacional; Programas de intercâmbio de estudantes – Estudo e ensino (Superior)
Issue Date: 23-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A mobilidade estudantil internacional é marcada por rupturas espaciais, temporais, simbólicas e imaginárias. A perda do contexto cultural de origem e o confronto com novas referências culturais levam o estudante estrangeiro a adotar estratégias voltadas à resolução de conflitos inerentes à perda de uma imagem coerente e valorizada de si. A partir da perspectiva intercultural, busca-se definir indicadores do impacto subjetivo da mobilidade estudantil através da compreensão das estratégias identitárias e de suas relações com os processos interculturativos gerados por tais vivências. Esteestudo teve por objetivo identificaras estratégias identitárias adotadas e os processos interculturativos decorrentes da situação de mobilidade estudantil através da análisedas relações entre estas condutas e os processos inovadores decorrentes da vivência da imigração.A amostra foi composta de 11 estudantes estrangeiros de diferentes origens e idiomas, de ambos os sexos e maiores de 18 anos, sendo 9 dos programas PEC-G e PEC-PG e 2 intercambistas matriculados em cursos de graduação e/ou pós graduação da UFPE. Trata-se de metodologia de natureza qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada e aplicação de questionário sócio demográfico. A análise dos dados se deu por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Como previsto foram encontrados elementos transversais sobre o processo migratório: as dificuldades enfrentadas, as expectativas em relação ao país de acolhimento, as possíveis frustrações, assim como os planos futuros de cada estudante. Este estudo contribuiu para o planejamento de dispositivos de prevenção de riscos e de promoção da saúde mental dos estudantes estrangeiros nas universidades federais brasileiras.
Description: FERNANDEZ, Elaine Magalhães Costa, também é conhecida em citações bibliográficas por: COSTA FERNANDEZ, Elaine Magalhães
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29945
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Dayana Rodrigues Sabóia.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons