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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29948
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HENRIQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte | - |
dc.contributor.author | BARROS, Renato Wagner da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T20:15:04Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T20:15:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29948 | - |
dc.description.abstract | Os motores a ciclo diesel, no Brasil, são empregados nos setores de transporte, indústria, agricultura e geração distribuída de energia elétrica, acarretando em enorme consumo de óleo diesel que, por consequência, conduz a uma elevação das emissões de poluentes. Contudo, busca-se otimizar o desempenho do motor, adequando à redução das emissões de poluentes da exaustão, através da utilização de biocombustíveis, originados da biomassa. Este trabalho refere-se a um estudo experimental sobre o desempenho, o consumo específico de combustível e as emissões de poluentes de um grupo motor-gerador diesel Hyundai 14 kW, abastecido com biodiesel de algodão puro (100% de biodiesel), misturas de óleo diesel com percentagens de 20%, 30%, 50% e 70% de biodiesel, respectivamente, e óleo diesel comercial, com 93% de diesel e 7% de biodiesel, utilizado como referência. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Cogeração do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco. O gerador diesel foi instrumentado e acoplado a um banco de resistências permitindo a variação da carga de 0% a 100% da potência nominal. As medições dos parâmetros elétricos e termodinâmicos do sistema foram efetuadas durante a operação do gerador em regime permanente, sucedidas após a temperatura dos gases de exaustão se estabelecer constante. Os resultados indicaram uma redução do consumo específico de combustível com o aumento da carga, e um acréscimo com o aumento do biodiesel na mistura. A eficiência térmica aumentou com o aumento da carga, e não apresentou diferenças significativas entre os combustíveis testados. As emissões de CO reduziram com o aumento da carga, para todos os combustíveis testados. As emissões de CO₂ aumentaram com a carga, e com as misturas de biodiesel nas operações com as cargas maiores, comparadas ao diesel comercial. As emissões de NOx e o teor de fuligem nos gases de exaustão aumentaram com a elevação da carga, para todos os combustíveis. Em relação ao aumento do biodiesel na mistura, a emissão de NOx aumentou, enquanto que, o teor de fuligem decresceu. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel de óleo de semente de algodão | pt_BR |
dc.subject | Misturas de biodiesel/óleo diesel | pt_BR |
dc.subject | Eficiência térmica | pt_BR |
dc.subject | Consumo específico de combustível | pt_BR |
dc.subject | Propriedades dos combustíveis | pt_BR |
dc.subject | Emissões características | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre o uso do biodiesel como combustível para moto-geradores a ciclo diesel: aspectos do desempenho térmico e emissões de poluentes | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DUTRA, José Carlos Charamba | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4297351799169518 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5940127221480832 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Diesel cycle engines in Brazil are employed in the transportation, industry, agriculture, and distributed generation of electric energy sectors, resulting in a huge consumption of diesel fuel which consequently leads to an increase in pollutant emissions. However, the aim is to optimize engine performance by combining the reduction of emissions of exhaust pollutants through the use of biofuels originating from biomass. This work refers to an experimental study about the performance, specific fuel consumption and exhaust emissions of a Hyundai 14 kW diesel-engine generator set, supplied with neat cottonseed biodiesel (100% biodiesel), blends of diesel composed of 20%, 30%, 50% and 70% biodiesel, respectively, and commercial diesel composed of 93% of commom diesel and 7% of biodiesel as reference. The tests were carried out in the Cogeneration Laboratory of the Mechanical Engineering Department of the Federal University of Pernambuco. The diesel generator was instrumented and coupled to a resistor bank, allowing a load variation from 0% to 100% of rated power. The measurements about the electrical and thermodynamic system parameters were carried out during the operation of the generator in permanent regime, succeeded after the temperature of the exhaust gases were established constant. The results indicated a reduction of the specific fuel consumption with the increase of the load and, an increase with the increase of the biodiesel in the mixture. Thermal efficiency has grown with increasing load, and did not present significant information for the fuels tested. The CO emissions reduced with load extension, for all tested fuels. The CO₂ emissions increased with load, and with biodiesel blends in operations with larger loads, compared to commercial diesel. The NOx emissions and soot content in the exhaust gases have increased with increasing loads for all fuels. As the biodiesel becomes larger in the blend, a NOx emission grows, while, the soot content becomes smaller. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica |
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