Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thatyara Freire de-
dc.contributor.authorLUCENA NETO, Luiz Pereira de-
dc.date.accessioned2019-04-01T21:57:15Z-
dc.date.available2019-04-01T21:57:15Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma sugestão de planejamento didático e metodologia de ensino por meio da confecção de um produto pedagógico chamado folheto de aplicação didática (FAD), onde o FAD é um material potencialmente significativo seguindo as diretrizes estruturais e organizacionais presentes no PCNEM e PCNEM+ , também é uma sugestão de planejamento de aula por estratégias de construção de habilidades e desenvolvimento de competências, o qual em seu enfoque na redução do fracasso escolar pelo sentimento de inclusão do aluno nas aulas e da presente e constante preocupação de lecionar para o aluno e não apenas com o objetivo de término do conteúdo. Sua metodologia tem fundamentação baseada nas premissas das teorias da aprendizagem de PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET e AUSUBEL no tocante ao protagonismo docente e a importância dos conhecimentos prévios, nos excepcionais ensinamentos e incentivos de MOREIRA e suas inigualáveis exemplificações, em estratégias para o desenvolvimento de competências e com isso superação de situações limites, na utilização adequada de concepções alternativas proposta por MORTIMER e na imensa valia dos pensamentos sobre planejamento constantes na obra de MOREIRA e na obra de MORRETO. Como resultado de sua implantação, tem-se uma forte redução no tocante ao fracasso escolar , menos de 4%, devido ao aumento do sentimento de pertinência do aluno durante a aplicação do folheto de aplicação didática. Conclui-se que a devida atenção aos conhecimentos prévios dos alunos, assim como nas dificuldades inerentes aos conceitos a serem abordados durante a fase de planejamento das aulas, faz total diferença no sentimento de inclusão o que leva, conjuntamente, a uma redução no fracasso escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleEnsino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6228154477347727pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8483112335128610pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe present work is a suggestion of didactic planning and teaching methodology through the preparation of a pedagogical product called Didactic Application Brochure (FAD), where FAD is a potentially significant material following the structural and organizational guidelines present in PCNEM and PCNEM + is also a suggestion of lesson planning by skills building strategies and skills development, which in its focus on reducing school failure by the student's sense of inclusion in class and the ongoing and constant concern of teaching to the student and not only for the purpose of completing the content. Its methodology is based on the premises of the learning theories of PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET and AUSUBEL in relation to the teaching role and the importance of previous knowledge, in the exceptional teachings and incentives of MOREIRA and its unequaled examples in strategies for the development of competences and with this, overcoming of limiting situations, in the adequate use of alternative conceptions proposed by MORTIMER and in the immense value of the thoughts about planning in the work of MOREIRA and in the work of MORRETO. As a result of its implementation, there has been a strong reduction in school failure, less than 4%, due to the increase in the student's sense of pertinence during the application of the didactic application booklet. It is concluded that due attention to the students' previous knowledge, as well as the inherent difficulties of the concepts to be approached during the planning phase of the classes, makes a total difference in the feeling of inclusion which leads, together, to a reduction in school failure .pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luiz Pereira de Lucena Neto.pdf4,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons