Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
Autor(es): | LUCENA NETO, Luiz Pereira de |
Palavras-chave: | Física (Ensino médio); Ensino – Metodologia; Aprendizagem; Material didático; Educação baseada na competência; Fracasso escolar |
Data do documento: | 27-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente trabalho é uma sugestão de planejamento didático e metodologia de ensino por meio da confecção de um produto pedagógico chamado folheto de aplicação didática (FAD), onde o FAD é um material potencialmente significativo seguindo as diretrizes estruturais e organizacionais presentes no PCNEM e PCNEM+ , também é uma sugestão de planejamento de aula por estratégias de construção de habilidades e desenvolvimento de competências, o qual em seu enfoque na redução do fracasso escolar pelo sentimento de inclusão do aluno nas aulas e da presente e constante preocupação de lecionar para o aluno e não apenas com o objetivo de término do conteúdo. Sua metodologia tem fundamentação baseada nas premissas das teorias da aprendizagem de PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET e AUSUBEL no tocante ao protagonismo docente e a importância dos conhecimentos prévios, nos excepcionais ensinamentos e incentivos de MOREIRA e suas inigualáveis exemplificações, em estratégias para o desenvolvimento de competências e com isso superação de situações limites, na utilização adequada de concepções alternativas proposta por MORTIMER e na imensa valia dos pensamentos sobre planejamento constantes na obra de MOREIRA e na obra de MORRETO. Como resultado de sua implantação, tem-se uma forte redução no tocante ao fracasso escolar , menos de 4%, devido ao aumento do sentimento de pertinência do aluno durante a aplicação do folheto de aplicação didática. Conclui-se que a devida atenção aos conhecimentos prévios dos alunos, assim como nas dificuldades inerentes aos conceitos a serem abordados durante a fase de planejamento das aulas, faz total diferença no sentimento de inclusão o que leva, conjuntamente, a uma redução no fracasso escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiz Pereira de Lucena Neto.pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons