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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29995

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Título: Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: implicações para o ensino médio no Pacto pela Educação de Pernambuco
Autor(es): ANDRADE, Ítalo Welke de
Palavras-chave: Indicadores; Pacto pela Educação; Gestão educacional
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa objetiva avaliar e onde cabível propor melhorias relativas a qualidade e abrangência informacional dos indicadores do programa Pacto pela Educação do governo do Estado de Pernambuco. Para isso são elencados os seguintes objetivos específicos: a) avaliar a qualidade informacional dos indicadores do Pacto pela Educação; b) investigar a abrangência informacional dos indicadores do Pacto pela Educação; c) propor, onde cabível, melhorias aos indicadores quanto a qualidade e abrangência informacional. Como base de fundamentação teórica (i) apresenta o indicador como uma representação da informação, (ii) discute modelos de cobertura de processos por meio indicadores, (iii) traça um breve panorama da educação brasileira e (iv) destaca a importância da informação para o modelo de gestão Todos por Pernambuco e para o programa Pacto pela Educação. Metodologicamente, quanto aos fins esta é uma pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos meios é uma pesquisa documental. A análise da distribuição dos indicadores do PPE identificou a adoção de indicadores de pré-processo, processo, outputs e estrutura. Não foram identificados indicadores de impacto. A classificação dos indicadores apontou ênfase no acompanhamento gerencial do processo de ensino, mas falta de monitoramento do impacto do produto. Com relação às metas referentes ao ensino médio presentes no Plano Estadual de Educação, os indicadores do PPE não as cobrem satisfatoriamente. Para cobrir as metas foram propostos vários indicadores que traduzem informações relevantes sobre o processo educacional no âmbito do ensino médio do Estado de Pernambuco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29995
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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