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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30366
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | XAVIER, Antonio Carlos dos Santos | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Paloma Sabata Lopes da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-04-29T18:02:02Z | - |
| dc.date.available | 2019-04-29T18:02:02Z | - |
| dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30366 | - |
| dc.description.abstract | Esta tese fundamentou-se no intuito principal de compreender, descrever e analisar a palestra enquanto gênero textual oral, a partir da identificação dos recursos retóricos (de ethos, de pathos, de logos e de tipos de argumentos), e das estratégias linguísticas e pragmáticas presentes nas intervenções verbais de destacados palestrantes brasileiros. Com o foco no desempenho comunicativo dos palestrantes Mário Sérgio Cortella, Augusto Cury e Roberto Shinyashiki, estudaram-se os textos orais produzidos por eles, considerando a linguagem como forma de ação social de um sujeito sobre outros, cujo propósito do palestrante é persuadir, convencer, emocionar e encorajar uma audiência. Teoricamente, considerou-se a interface da Linguística com a Retórica para se discutir as ideias propostas por estudiosos a exemplo de Aristóteles, que data de 384-322 a.C. (1987; 2000; 2005; 2013), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Rajagopalan (1996), Dascal (2006), Austin (1990), Grice (1982), Amossy (2014), Moura Neves (1999), Basilio (2007), Antunes (2005), Marcuschi (2006), Koch e Elias (2012), entre outros, cada um no seu respectivo domínio de conhecimento. Por pretender flagrar analiticamente a linguagem em contexto real de uso, esta investigação descreveu os traços da identidade e papéis sociais dos palestrantes sob o enfoque dos métodos descritivo e interpretativo, cuja natureza é de ordem qualitativa. Verificou-se, com as análises de duas palestras de cada profissional mencionado, totalizando seis palestras analisadas, que a linguagem empregada tem sua trama de significados tecida fundamentalmente por argumentos deliberativos, fundados na estrutura do real, com o emprego de narrativas de fatos pessoais, fenômenos históricos e sociais e lances hilários, que visam descontrair e persuadir apelando ao recurso da emoção. Nesse contexto, as provas pelo ethos, pathos e logos são utilizadas como complementos e reforços para o discurso suasório dos palestrantes, haja vista que, além do caráter demonstrado por meio da linguagem, a postura e os gestos são elementos de prova pelo ethos; a benevolência e a virtude são elementos ethoicos que reforçam a formulação do pathos e a natureza do discurso proferido, bem como reificam os mecanismos de repetição e clivagem utilizados como apoios ao logos. Por fim, as estratégias pragmáticas, associados aos elementos já mencionados, comprovam que o uso da violação das máximas conversacionais produzem implicaturas a serem percebidas pela audiência, também com intuito suasório. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Palestra | pt_BR |
| dc.subject | Retórica | pt_BR |
| dc.subject | Provas do discurso | pt_BR |
| dc.subject | Estratégias linguísticas e pragmáticas | pt_BR |
| dc.subject | Linguagem persuasiva | pt_BR |
| dc.title | A linguagem da palestra: estratégias retóricas, linguísticas e pragmáticas | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7628184699684334 | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7621453362859742 | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
| dc.description.abstractx | This thesis is based on the main aim of understanding, describing and analyzing the lecture as an oral textual genre, from the identification of the rhetorical resources (of ethos, of pathos, of logos and of kinds of arguments), and of the linguistic and pragmatic strategies present in the verbal interventions of featured Brazilian lecturers. Focused on the communicative development of the lecturers Mário Sérgio Cortella, Augusto Cury and Roberto Shinyashiki, the oral texts produced by them were studied, taking into consideration the language as a social action of a subject in relation to others, whose goal the lecturer’s is to persuade, convince, move and encourage an audience. Theoretically, the interface involving Linguistics and Rhetorical were considered in order to discuss the proposed ideas by scholars, as Aristotle, for instance, dated from 284-322 b.C. (1987; 2000; 2005; 2013), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014), Rajagopalan (1996), Dascal (2006), Austin (1990), Grice (1982), Amossy (2014), Moura Neves (1999), Basilio (2007), Antunes (2005), Marcuschi (2006), Koch e Elias (2012), among others, each in one’s respective knowledge domain. Aiming to catch analytically the language in a real context use, this investigation described identity traces and social roles of the lecturers under the focus of the descriptive and interpretative methods, of qualitative nature. It was verified, with the analysis of two lectures of each professional mentioned, totalizing six lectures analyzed, that the language used has its meanings plot weaved basically by deliberative arguments, based on the structure of real, with the use of narratives of personal facts, historical and social phenomena and hilarious jokes, which aim at relaxing and persuading appealing to the emotion resource. In this context, the evidences by the ethos, pathos and logos are used as complements and reinforcements to the heraldic discourse of the lecturers, since that, besides the character demonstrated through language, the attitudes and gestures are evidences of ethos; the benevolence and the virtue are ethoic elements that reinforce the formulation of pathos and the nature of the spoken discourse, as well as reify the mechanisms of repetition and cleavage used as support to logos. Finally, the pragmatic strategies, associated with the mentioned elements, prove that the use of violation of conversational maxims produce implications to be noticed by the audience, also with heraldic intention. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística | |
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|---|---|---|---|---|
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