Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30378

Compartilhe esta página

Título: Memória e aprendizagem: construção de significados sobre o conceito de substância química
Autor(es): SILVA, João Roberto Ratis Tenório da
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Memória; Aprendizagem; Semiótica
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A memória é compreendida, em diversos campos da Psicologia, como um local de armazenamento, em que as informações ficam guardadas e, quando há necessidade, recuperadas de forma quase literal. De acordo com essa ideia, uma boa memória é aquela em que o sujeito é capaz de guardar o máximo de informações possível e depois recupera-las com grande acurácia. Este modelo de memória, bastante difundido, ganhou força com os experimentos de Ebbinghaus, em que relacionava a capacidade de rememoração com a repetição de informações. Consideramos que tal modelo é limitado para compreensão do processo de construção de significados, sobretudo quando falamos da aprendizagem de conceitos científicos. Assim, consideramos que a memória é um processo de construção. De acordo com este modelo, a memória não é entendida como um local de armazenamento, visto que quando se trata de memórias mais complexas, não somos capazes de lembrar de forma literal. Em vez disso, reconstruímos nossas experiências passadas, sempre que estamos diante de determinadas demandas no presente. Essa reconstrução é caracterizada por uma série de características, tais como transformações, transferências, elaborações e importações. Além disso, consideramos que a memória é um processo situado socialmente e mediado semioticamente, se exprimindo a partir de mediadores socioculturais. Assim, considerando que a aprendizagem é um processo de construção de significados, também mediado semioticamente, acreditamos que o ato de rememorar conhecimentos prévios frente à uma situação de aprendizagem pode nos revelar como estudantes constroem significados acerca de conceitos científicos no aqui e agora. Para investigar tal fenômeno, adaptamos o método da descrição, desenvolvido por Bartlett, em um experimento envolvendo 8 participantes, sendo 4 estudantes do ensino fundamental e 4 do ensino superior. No experimento, que durou 3 dias, com intervalo de 7 dias entre eles, solicitamos que os participantes, após terem contato (no primeiro dia) com 3 objetos de aprendizagem (um capítulo de livro didático, um texto da Wikipedia e uma vídeo aula) sobre o conceito de substância química, respondessem 3 problemas envolvendo questões simples sobre este conceito, com a instrução de que poderiam usar como referência apenas os objetos/fontes disponibilizados. A resolução das questões aconteceu em duplas, e o diálogo entre os participantes foi registrado em áudio e vídeo para posterior análise, que consistiu na identificação de mediadores socioculturais, características da rememoração (transformações, elaborações, transferências e importações) e na relação entre esses elementos e a aprendizagem do conceito de substância química através da construção de significados. A análise nos mostrou que os mediadores socioculturais expressam momentos de reflexão – ato de rememorar e se voltar aos próprios esquemas – em um esforço dos participantes em construir significados a partir das respostas às questões. Cada mediador apresentou uma função específica no processo de rememoração e construção de significados. A construção de significados, por sua vez, nos foi revelada pela emergência de características da rememoração, que nos mostrou como os novos significados são externalizados no processo de elaboração de uma resposta às questões a partir de modificações no conhecimento prévio. Assim, mostramos que a utilização de conhecimento prévio na aprendizagem (bastante reforçado na literatura) é um processo mnemônico, sendo a construção de significados caracterizada por modificações (importações, transformações, transferências e elaborações) deste conhecimento quando o estudante está diante de uma situação de aprendizagem, tal como a resolução de problemas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30378
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE João Roberto Ratis Tenório da Silva.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons