Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30386

Compartilhe esta página

Título: Teatro em verso: a dramaturgia neossimbolista de Vinícius de Moraes
Autor(es): CAZÉ, Glauco Cunha
Palavras-chave: Vinícius de Moraes; Meatro; Simbolismo; Modernidade
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar os textos para teatro do poeta, compositor, músico e dramaturgo Vinícius de Moraes. A hipótese acenada nesta investigação é a de que o escritor carioca, ainda que se reinventando a cada nova etapa de sua existência literária, se mostra, através de sua dramaturgia, continuador de um teatro essencialmente simbolista, tão referencialmente apequenado no cenário do teatro brasileiro. A opção majoritária pelo verso, numa condução narrativa de especial feitura; o tom sinestésico e musical de seus diálogos; a preocupação metafísica sobre a essência e a condição humana; a reflexão humanitária diante de conflitos atrozes; as estreitas relações entre vida e morte; fazem de Vinícius de Moraes um dramaturgo que, embora menos aplaudido por uma crítica teatral voltada ao teatro político e social em evidência naquele momento do século XX, contribui, ao seu modo, para a nova fase do teatro nacional, reforçando ideias espiritualistas do grupo de pensadores das revistas A Ordem e Festa (sendo, por sinal, o único desse grupo a escrever sistematicamente para o teatro), ampliando assim, o fôlego de um teatro brasileiro de evidente inspiração simbolista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30386
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Glauco Cunha Cazé.pdf14,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons