Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30387

Compartilhe esta página

Título: Otimização de planos de resposta ao risco multidimensional: aplicação numérica em uma planta de produção de metanol
Autor(es): ANDRADE, Pablo Ramom Matias de
Palavras-chave: Administração de risco (Brasil); Processo decisório (Brasil); Otimização matemática; Substâncias perigosas (Brasil); Indústria química (Brasil)
Data do documento: 26-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nos últimos anos, muitos foram os acidentes ocorridos em indústrias químicas, e isso está relacionado aos seus processos complexos e de alto risco, sejam eles de transporte, armazenamento e uso de materiais perigosos. Esses incidentes ocorridos expõem a indústria e a sociedade a diversos tipos de consequências, que podem impactar múltiplas dimensões. Para isso, uma maneira de prevenir e/ou mitigar esses riscos é a implementação de práticas de gerenciamento de risco eficientes. Dentro do processo de gerenciamento de risco, um dos grandes desafios enfrentados por tomadores de decisão é saber quais conjunto de ações irão ser realizadas para reduzir ou mitigar os riscos críticos, tendo disponível para isso recursos escassos e limitados. Neste sentido, o presente trabalho vem propor um modelo de apoio à decisão para otimizar os planos de respostas ao risco multidimensional na indústria química. O problema de decisão consiste em determinar quais ações preventivas e mitigativas devem ser implementadas para potencializar a redução de risco multidimensional, obedecendo a hierarquia de prioridade de risco e as restrições dos recursos disponíveis, levando também em consideração a estrutura de preferência do tomador de decisão. Através de uma aplicação numérica numa planta hipotética de produção de metanol, o modelo proposto foi avaliado. O resultado ótimo dado pelo modelo escolheu seis ações de resposta ao risco, usando de forma total os recursos escassos existentes. Para verificação da eficácia do modelo, a análise de sensibilidade mostrou robustez para variações positivas nos parâmetros de restrições, e redução do número de ações para variações negativas desses parâmetros, comprovando que quanto menos recursos se tem, menos ações serão realizadas. Desta forma, os resultados obtidos comprovaram a aplicabilidade e eficiência do modelo na otimização de planos de resposta ao risco considerando as prioridades estabelecidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30387
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pablo Ramom Matias de Andrade.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons