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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30388

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Título: Estruturação de estratégias na cadeia de suprimentos: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte
Autor(es): PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto
Palavras-chave: Planejamento de produção - Santa Cruz do Capibaribe (PE); Processo decisório - Santa Cruz do Capibaribe (PE); Pequenas e médias empresas – administração; Empresas - Avaliação - Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Data do documento: 6-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Quando as Estratégias na Cadeia de Suprimentos (ECS) são bem definidas a organização promove relacionamentos de longo prazo, explora novas opções de processos, aumenta a eficiência produtiva e, consequentemente, oferece melhores serviços aos clientes. Tudo isso leva a empresa a inovar e reduzir custos. Logo, a ECS deve ser buscada de forma intencional e deverá envolver os níveis operacionais, táticos e de governança das empresas, considerando os elos a montante e jusante da CS. Diante disso, existem metodologias desenvolvidas para auxiliar as empresas no levantamento das ECS. Contudo, normalmente elas são aplicadas à grandes empresas, onde existe uma estrutura bem definida. No entanto, na maioria das vezes, esta realidade não é observada em pequenas e médias empresas (PME), onde funções são acumuladas por funcionários e não há uma clara divisão de departamentos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é estruturar as ECS através de uma metodologia adaptada à realidade de uma pequena empresa. Um estudo de caso, em uma unidade de negócios, foi analisado para demonstrar a adaptação proposta. A metodologia é dividida em três fases interdependentes, sendo capaz de captar, avaliar e reformular uma ECS, a fim de facilitar a adaptação, aplicação e compreensão das estratégias. Os resultados da pesquisa demonstram que a metodologia sugerida consegue adaptar-se à realidade de PME. Sendo assim, para auxiliar o processo decisório e execução das etapas utilizou-se de um facilitador, a fim de orientar e guiar a gestão da sua CS e por intermédio do Mapa Estratégico Final (FSM) conhecer as estratégias desenvolvidas. O FSM serve como input para fase de avaliação. Logo, a etapa de avaliação é realizada de acordo com critérios, sendo necessário reformular as estratégias, já que o critério suficiência não foi satisfeito. Diante disso, a metodologia Value-Focused Thinking (VFT) é aplicada na fase de reformulação das ECS, com a finalidade de apoiar a gestora a identificar objetivos que não estão sendo satisfeitos. O VFT conseguiu identificar o objetivo estratégico da empresa que foi maximizar a vantagem competitiva, e identificou a inter-relação existente entre as estratégias criadas. Deste modo, os resultados da pesquisa demonstram que a metodologia consegue orientar o gestor na tomada de decisão, identificando ações prováveis que deverão ser adotadas pela empresa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30388
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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