Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30583

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorMELO, Liana de Queiroz-
dc.date.accessioned2019-05-10T19:53:16Z-
dc.date.available2019-05-10T19:53:16Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30583-
dc.description.abstractAs manifestações da cultura popular podem traduzir valores, crenças e concepções daqueles/as que as vivenciam. Dançadas no Brasil desde o século XIX, as quadrilhas juninas passaram por uma série de transformações aproximando-se cada vez mais da realidade de seus brincantes. Folguedo com forte imersão na periferia da capital pernambucana, percebe-se, no período mais recente, a s participação de homossexuais, travestis e transexuais ao tempo em que mantém elementos heteronormativos, a exemplo do ritual do casamento e dos papeis desempenhados pelas personagens nas apresentações nos concursos durante as festas juninas. Nesta pesquisa investigamos, a partir da observação dos ensaios e das apresentações da Quadrilha Junina Tradição (Recife/PE), bem como de entrevistas semiestruturada, os sentidos de masculinidades e feminilidades nesse universo a partir de reflexões da estrutura cênica e do cotidiano social dos/as quadrilheiros/as. Percebemos que a encenação das personagens nas apresentações dos grupos participantes refletem de maneira paradoxal uma multiplicidade de identidades. Ao mesmo tempo em que certos códigos são naturalizados há fissuras e os consentimentos também acompanham as disputas em uma constante luta pela desmistificação de um corpo essência que ocorre nos palcos e nos bastidores do folguedo. Ademais também são discutidas a questão da inclusão das corporalidades dissidentes como reconhecimento de si mesmo e de terceiros com a capacidade de construir uma forma de cidadania pautada nos direitos humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorporalidades dissidentespt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectQuadrilha juninapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.title“Na minha quadrilha só tem gente que brilha”: corporalidades dissidentes e direitos humanos nas quadrilhas juninas do Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3681428596812713pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe manifestations of popular culture possibly convey the values, beliefs and conceptions of the participants of those events. The peculiar Brazilian dance, called quadrilhas juninas, has been performed for nearly 200 years. Since then they have gone through a series of transformations, which made them even more popular. Lately we have observed the increasing number of homosexuals and transgenders in then and meanwhile they still maintain their heteronormative elements, such as the ritual of marriage and the characters who can be seen in those presentations during the contests in the June festivities. In this resarch we seek to investigate the meanings of masculinity and femininity in this universe through the observation of the rehearsals and the presentations of Quadrilha Junina Tradição (Recife/PE), and also through semi structured, based on reflections of the scenic structure and social everyday life of the participants. We realize that the staging of the characters in the presentations of the groups reflects in a paradoxical way a multiplicity of identities. At the same time that certain codes are naturalized there are also disagreements and the consents also accompany the disputes in a constant struggle for the demystification of a specific kind of body that occurs in the stages and at the backstage. Moreover we also discuss the issues of inclusion of the dissident bodies and their self-recognition and the recognition of others together with their capacity to build a new way of citizenship ruled by the humans rights principles.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Liana de Queiroz Melo.pdf1,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons