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Título : Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental
Autor : SILVA, Marcos Aurélio Alves e
Palabras clave : Professores – Formação – Caruaru (PE); Livros didáticos - Caruaru (PE); Matemática (Ensino fundamental); Prática de ensino – Caruaru (PE); Professores de matemática – Caruaru (PE); Professores de ensino fundamental – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 1-mar-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A aproximação com a questão de pesquisa se deu através dos estudos oriundos da graduação que buscou analisar duas coleções de Matemática aprovadas nas avaliações do PNLD no período de 1999 a 2014. Potencializou-se o desejo de investigações no mestrado, a partir das questões sobre a profissionalização docente. Sendo assim, tivemos como questão de pesquisa: quais saberes docente os professores de Matemática mobilizam e o que podem revelar sobre a contribuição da sua formação no momento de escolha dos livros didáticos? A pesquisa teve como objetivo principal: analisar os saberes que os docentes de Matemática mobilizaram para a escolha dos livros didáticos- PNLD 2017. Trouxemos como fundamentação teórica, a profissionalização docente nas discussões sobre saberes docente, professor reflexivo e profissão. Apresentamos também a discussão em torno do instrumento didático-pedagógico, livro didático e o debate do PNLD e dos Guias do Livro Didático. A metodologia empregada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada, realizada com os docentes que participaram do processo de escolha do livro didático. Para tratar os dados coletados utilizamos a análise de conteúdo por meio do procedimento da categorização. Os participantes expressaram certo desconforto no que diz respeito à forma adotada pela rede municipal de ensino no processo de escolha dos livros didáticos, e ainda, formações que visam apenas diagnosticar o ensino com o aluno e não auxiliam a prática docente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30631
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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