Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30706

Comparte esta pagina

Título : O bibliotecário como nômade digital: reflexões para o modelo contemporâneo de trabalho
Autor : Mello, Marina Cavalcanti de Albuquerque e
Palabras clave : Nomadismo digital; Profissional da informação; Valorização profissional; Estereótipos; Mercado de trabalho
Fecha de publicación : 5-dic-2018
Resumen : Diante da popularização da Internet, diversos novos modelos de trabalho foram criados, modificando também o modo de atuação do profissional da informação. Entretanto, ao longo do tempo, foram assumidos estereótipos acerca da profissão por parte da sociedade como um todo, levando-a não receber o reconhecimento almejado, havendo a necessidade de uma reflexão sobre o modelo de atuação desses profissionais. Com a inserção do bibliotecário em áreas de trabalho ainda não muito exploradas, como o nomadismo digital, o mercado amplia sua visão acerca do profissional da informação, fazendo com que a sociedade passe a dar a valorização que esses profissionais merecem. Dessa forma, sendo realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, o presente trabalho tem como objetivo compreender as diversas formas nas quais os bibliotecários podem atuar no nomadismo digital, além de evidenciar a importância que isso acarreta. Obtendo como resultado da reflexão a urgência do bibliotecário ocupar seu espaço no mercado com notoriedade, para que, assim, possa atender as demandas da sociedade com eficácia e fazê-la valorizá-lo mais. Sendo o nomadismo digital um estilo de vida promissor para tal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30706
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE E MELLO.pdf797,6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons