Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30797

Comparte esta pagina

Título : Design thinking como ferramenta de inovação cultural: estudo de caso: Casa da Cultura
Autor : ARAÚJO, Arthur Braga de
Palabras clave : Instituições e sociedades culturais - Recife (PE); Desenvolvimento organizacional; Cultura; Experiência - Recife (PE); Patrimônio cultural - Recife (PE)
Fecha de publicación : 14-mar-2014
Citación : ARAÚJO, Arthur Braga de. Design thinking como ferramenta de inovação cultural: estudo de caso; Casa da Cultura. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : O presente estudo tem como objetivo investigar a aplicabilidade da abordagem do design thinking dentro do contexto sociocultural buscando por soluções inovadoras que possam contemplar a melhoria e revitalização do valor agregado da Casa da Cultura, na cidade do Recife. Para isso, foi realizada uma profunda pesquisa sobre as dimensões da atuação do design desde as suas primeiras representações até os dias atuais, de modo a compreender como o mesmo pôde contribuir para a mudança de significações e panoramas da sociedade moderna de forma dinâmica, compreendendo seu papel como agente de transformação social e cultural. Conceitos apresentados pela visão do antropólogo Roque Laraia esclarecem a construção da condição cultural, assim como ilustram o seu alcance no modo de vida da sociedade atual. Maristela Ono complementa essa relação com a influência que o design exerce diante das relações humanas, dentro do contexto da experiência e do uso. A Casa da Cultura, uma vez casa de detenção, localizada no respeitado e histórico bairro de São José, apresenta-se como patrimônio cultural tombado do estado de Pernambuco, tendo grande representatividade para a cultura do estado. Um estudo aprofundado sobre o espaço se fez necessário para auxiliar na compreensão da intenção real idealizada durante a concepção do mesmo, enquanto centro cultural em meados dos anos 60. Dessa forma, o modo de pensar do designer ou design thinking, sugerido por Brown e Vianna, foi aplicado sobre problemáticas encontradas no espaço diante de prévia investigação, onde conceitos como identidade cultural, transformação social e noções de pertencimento em relação a cultura local foram utilizados para direcionar as ações de um workshop realizado dentro da Casa da Cultura. Ao fim do processo, resultados foram apresentados de maneira a expor um breve alcance do design dentro do contexto da transformação da realidade sociocultural do meio em que está inserido.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30797
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARAÚJO, Arthur Braga de.pdf4.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons