Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30803

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNINO, Maria do Carmo de Siqueira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Renato da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-24T20:55:28Z-
dc.date.available2019-05-24T20:55:28Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30803-
dc.description.abstractA literatura nos Estados Unidos surgiu durante o processo de colonização por meio de cartas, relatórios, diários e relatos de viagens, com uma forte influência da literatura inglesa. Essa produção literária abordava as belezas naturais da América ainda protegida das mãos dos europeus e com forte influência de elementos fantásticos. Posteriormente apresentava discursos limitados ao conhecimento da Bíblia e aos poucos começou a refletir sobre os problemas sociais do país. As lutas que ocorreram durante o período de colonização foi uma referência para a produção literária dessa época, mas somente no século 19 que se firmou num contexto mundial, inseridos no Romantismo, um movimento literário que estava em desenvolvimento na Europa. Neste sentido, por meio de uma perspectiva comparada, pretendemos discutir como a alegoria se desenvolve no conto Rip Van Winkle (1819) do autor estadunidense Washington Irving e na adaptação fílmica O dorminhoco de Francis Ford Coppola, produzido para uma série chamada Faerie Tale Theatre apresentado no Brasil pela TV Cultura em 1987. Os pressupostos teóricos e críticos baseiam-se numa discussão literária e fílmica para a construção de um diálogo entre as obras que são objetos desse estudo, dessa forma, os resultados pretendem demonstrar como a leitura alegórica contribui para o significado de ambos os textos. Por meio deste dispositivo literário é possível entender a sátira que as obras apresentam sobre o perfil dos Estados Unidos no século 19 durante o período de colonização e de lutas pela independência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectRip Van Winklept_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.titleA alegoria em Rip Van Winkle: diálogos entre literatura e cinemapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3630231971206207pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1498590343496137pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLiterature in the United States arose during the process of colonization through letters, reports, journals and travel reports, with a strong influence of English literature. This literary production dealt with the natural beauties of America still under protection of Europeans and strongly influenced by fantastic elements. Later it presented speeches limited to the knowledge of the Bible and gradually began to reflect on the social problems of the country. The struggles that occurred during the period of colonization were a reference to the literary production of that time, but only in the 19th century that was established in a world context, inserted in Romanticism, a literary movement that was developing in Europe. In this sense, through a comparative perspective, we intend to discuss how the allegory unfolds in the tale Rip Van Winkle (1819) by the american author Washington Irving and in the film adaptation Francis Ford Coppola's Sleeper, produced for a series named Faerie Tale Theater presented in Brazil by TV Cultura in 1987. The theoretical and critical assumptions are based on a literary and film discussion for the construction of a dialogue between the works that are objects of this study, in this way, the results intend to demonstrate how the allegorical reading contributes to the meaning of both texts. Through this literary device it is possible to understand the satire that the works present on the profile of the United States in the 19th century during the period of colonization and struggles for independence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Renato da Silva Oliveira.pdf1,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons