Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30858

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Marcos Gilson Gomes-
dc.contributor.authorPEREIRA, Marcela Rebecca-
dc.date.accessioned2019-05-28T19:47:33Z-
dc.date.available2019-05-28T19:47:33Z-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30858-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é um estudo sobre as idiossincrasias encontradas no ensino presencial e na educação a distância online dos cursos de administração e de ciências contábeis, do ponto de vista do traço cultural conhecido popularmente como "jeitinho brasileiro". Na pesquisa realizada com 99 estudantes de uma instituição de ensino superior privada, dos quais 63 eram do curso de administração e 36 do curso de ciências contábeis, percebeu-se entre os principais achados que apenas 6% dos alunos não dividiam o tempo de estudos com o trabalho e que, apesar disso, a renda familiar média era pouco maior do que o atual salário mínimo. Apesar disso, os alunos parecem dedicar mais tempo de estudo no ensino presencial do que na EaD Online. Dentre as principais descobertas da pesquisa pode-se destacar o fato de que para todas as variáveis em que as diferenças de médias se mostraram significativas, com exceção do construto "contextualização", a modalidade de ensino a distância apresentou menores médias de utilização do "jeitinho brasileiro", o que implica na tendência de que a modalidade de ensino presencial parece favorecer o uso desse traço cultural nacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação presencialpt_BR
dc.subjectEaD onlinept_BR
dc.subjectJeitinho brasileiropt_BR
dc.titleJeitinho brasileiro: idiossincrasias no ensino presencial e na EAD online dos cursos de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6034842332008434pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2330644494071539pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is a study of the idiosyncrasies found in the classroom teaching and education online distance from administration and accountancy courses, cultural trait from the standpoint popularly known as "jeitinho brasileiro". In research conducted with 99 students of a private higher education institution, of which 63 were from the business course and 36 of the accountancy course, it was noted between the main findings that only 6% of the studies did not share time with work and that despite this, the average family income was slightly higher than the current minimum wage. Nevertheless, students seem to spend more study time in the classroom teaching than in Distance Education Online. Among the key survey findings can highlight the fact that for all variables in which differences of averages were statistically significant, except for the construct "contextualization," the type of education the distance had lower average use of "jeitinho brasileiro", which implies the trend of the classroom teaching mode seems to favor the use of this national cultural trait.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcela Rebecca Pereira.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons