Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30935

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorSILVA, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da-
dc.date.accessioned2019-06-04T20:59:43Z-
dc.date.available2019-06-04T20:59:43Z-
dc.date.issued2017-05-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30935-
dc.description.abstractA escola é um espaço que possibilita a vivência do trabalho com pesquisa, sendo apontada como alternativa para articulação entre saberes teóricos e práticos. É importante que sejam formados pesquisadores desde a Educação Básica, pois essa ação proporciona o desenvolvimento crítico e reflexivo, além de contribuir para os que optarem por ser pesquisador. Este estudo teve como objetivo analisar a pesquisa como procedimento metodológico no ensino de matemática das três séries do ensino médio da cidade de Passira. Para tal, identificamos na coleção didática analisada, quantas e quais são as atividades que propõem um trabalho com pesquisa, considerando se a proposição da mesma envolve todo o ciclo investigativo ou suas fases. Examinamos também as orientações ao professor no intuito de perceber se os autores propõem um trabalho sistematizado com pesquisa. Concomitante, avaliamos se acontecia a vivência do trabalho com pesquisa em sala de aula do ensino médio e de que forma ele acontecia a partir da concepção dos professores e pelo confronto com a visão dos alunos. Para tanto utilizamos entrevistas semiestruturados para coletar os dados necessários à essa discussão. Constatamos que a pesquisa envolvendo todo o ciclo investigativo não é proposta nos livros, mas várias atividades sugerem um trabalho com mais de uma fase, priorizando as representações gráficas com ênfase em análise/interpretação. Identificamos que dois livros da coleção analisada se referem à atividade com pesquisa envolvendo todas as fases nas orientações ao professor. Observamos que a maioria dos professores orientam de alguma forma o trabalho com pesquisa no dia a dia de da sala de aula, embora apenas dois deles o fazem de maneira a vivenciar todo o ciclo investigativo. Ressaltamos que os autores das coleções didáticas busquem propor atividades que propiciem a vivência de todas as fases do ciclo da pesquisa e que professores, quando orientarem o trabalho com pesquisa, vivenciem com seus alunos todas as fases do ciclo. Isso culminará na utilização da pesquisa como um instrumento motivador no processo de ensino e aprendizagem de forma a despertar no aluno um olhar crítico e questionador, identificando que existe uma maior assimilação sobre os temas abordados em sala de aula quando esse tema é vivenciado com a pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa educacional – Passira (PE)pt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino médio – Passira (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolas municipais – Passira (PE)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleO trabalho com pesquisa: uma investigação no ensino de matemática nas três séries do ensino médio no município de Passirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0903450040992380pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxSchool is a space that allows the experience of work with research, pointed as an alternative for articulation between theoretical and practical knowledge. It is important that researchers are trained since Elementary School, for this action provides critical and reflective development, as well as contributing to those who choose to be a researcher. This study aimed to analyze the research as a methodological procedure in the mathematics teaching of the three high school years in the city of Passira, State of Pernambuco, Brazil. For this, we identify in the textbook collection analyzed how many and which activities propose a work with research, considering whether the proposal of the same involves the entire investigative cycle or its phases. We also examine the orientations given to the teacher in order to understand if the authors propose a systematic work with research. At the same time, we evaluated the experience of working with research in the high school classroom and how it happened from the teachers’ conception and the confrontation with the students' vision. For that, we used semi-structured interviews to collect the data needed for this discussion. We found that research involving the entire investigative cycle is not proposed in the books, but several activities suggest a work with more than one phase, prioritizing the graphic representations with emphasis on analysis / interpretation. We identified that two books from the analyzed collection refer to the activity with research involving all phases in the orientations to the teacher. We have analyzed that most of the teachers give orientation in some way to the daily research work in the classroom, although only two of them do it in order to experience the whole research cycle. We observe that the authors of the textbook collections seek to propose activities that allow the experience of all phases of the research cycle and that teachers, when provide guidance the research work, experience with their students all phases of the cycle. This will culminate in the use of the research as an instrument motivator in the process of teaching and learning in order to awaken in the student a critical and questioning look, identifying that there is a greater assimilation on the topics addressed in the classroom when this theme is experienced by the research.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da Silva.pdf783,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons