Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30935
Compartilhe esta página
Título: | O trabalho com pesquisa: uma investigação no ensino de matemática nas três séries do ensino médio no município de Passira |
Autor(es): | SILVA, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da |
Palavras-chave: | Pesquisa educacional – Passira (PE); Metodologia; Ensino médio – Passira (PE); Aprendizagem; Escolas municipais – Passira (PE); Matemática (Ensino médio) |
Data do documento: | 11-Mai-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A escola é um espaço que possibilita a vivência do trabalho com pesquisa, sendo apontada como alternativa para articulação entre saberes teóricos e práticos. É importante que sejam formados pesquisadores desde a Educação Básica, pois essa ação proporciona o desenvolvimento crítico e reflexivo, além de contribuir para os que optarem por ser pesquisador. Este estudo teve como objetivo analisar a pesquisa como procedimento metodológico no ensino de matemática das três séries do ensino médio da cidade de Passira. Para tal, identificamos na coleção didática analisada, quantas e quais são as atividades que propõem um trabalho com pesquisa, considerando se a proposição da mesma envolve todo o ciclo investigativo ou suas fases. Examinamos também as orientações ao professor no intuito de perceber se os autores propõem um trabalho sistematizado com pesquisa. Concomitante, avaliamos se acontecia a vivência do trabalho com pesquisa em sala de aula do ensino médio e de que forma ele acontecia a partir da concepção dos professores e pelo confronto com a visão dos alunos. Para tanto utilizamos entrevistas semiestruturados para coletar os dados necessários à essa discussão. Constatamos que a pesquisa envolvendo todo o ciclo investigativo não é proposta nos livros, mas várias atividades sugerem um trabalho com mais de uma fase, priorizando as representações gráficas com ênfase em análise/interpretação. Identificamos que dois livros da coleção analisada se referem à atividade com pesquisa envolvendo todas as fases nas orientações ao professor. Observamos que a maioria dos professores orientam de alguma forma o trabalho com pesquisa no dia a dia de da sala de aula, embora apenas dois deles o fazem de maneira a vivenciar todo o ciclo investigativo. Ressaltamos que os autores das coleções didáticas busquem propor atividades que propiciem a vivência de todas as fases do ciclo da pesquisa e que professores, quando orientarem o trabalho com pesquisa, vivenciem com seus alunos todas as fases do ciclo. Isso culminará na utilização da pesquisa como um instrumento motivador no processo de ensino e aprendizagem de forma a despertar no aluno um olhar crítico e questionador, identificando que existe uma maior assimilação sobre os temas abordados em sala de aula quando esse tema é vivenciado com a pesquisa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30935 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da Silva.pdf | 783,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons