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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30983
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Título: | Saberes mobilizados por formadores da ACIDES na correlação de forças entre o habitus da tradição da instrução militar e a configuração da docência no ensino policial |
Autor(es): | PEREIRA, Benôni Cavalcanti |
Palavras-chave: | Policiais militares - Formação; Policiais militares - Educação; Saberes docentes; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 27-Abr-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | No contexto da afirmação do paradigma preventivo e educativo presente nas políticas de segurança pública no Brasil, este estudo parte da compreensão de que para a configuração do ensino policial na perspectiva de ruptura com a tradição da instrução militar importa considerar o trabalho daquele que atua na formação do profissional de segurança pública como formador no ensino policial, na perspectiva de aproximação com o exercício de função docente. No caso, tendo como referencial teórico a noção de profissionalidade e saberes docentes ancorados nos conceitos de campo e habitus presentes na teoria bourdieusiana, esta pesquisa teve como objetivo analisar saberes que vêm sendo mobilizados por formadores da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) no quadro da correlação de forças entre o habitus da instrução militar e a configuração da docência no ensino policial. E para dar conta deste propósito, teve como campo de pesquisa o Campus de Ensino Mata (CEMATA) da ACIDES, notadamente o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (CFO/PM), e como participantes da pesquisa 08 (oito) Oficiais da PMPE que atuaram como formadores no âmbito do ensino policial no CEMATA/ACIDES, no segundo semestre letivo de 2016. Os dados foram recolhidos através de análise documental, aplicação de questionário, observação de aulas e realização de entrevista, os quais foram sistematizados por meio da análise de conteúdo em quatro eixos: concepções e requisitos para atuar como formador, presentes nas diretrizes para o ensino policial; concepções e requisitos para atuar como formador no ensino policial sob a ótica de formadores da ACIDES; saberes mobilizados por formadores na ACIDES no quadro de correlação de forças entre a afirmação do ensino policial e a pretensa ruptura com o habitus da instrução militar; reconfigurações de saberes mobilizados por formadores da ACIDES na tensão habitus da instrução militar versus docência no ensino policial. Os achados indicaram a mobilização de saberes com enfoque distinto daqueles vinculados à tradição da instrução militar por parte de alguns formadores da ACIDES, principalmente saberes disciplinares e saberes curriculares, mas ainda com grande valorização do domínio do saber da experiência operacional denotando uma força do habitus da tradição da instrução militar. Os achados também acenaram um reconhecimento da importância de saberes relacionados às Ciências da Educação para atuar no ensino policial. Por fim, o estudo aponta para reconfigurações no âmbito da organização do trabalho docente, em meio à resistência do habitus da tradição da instrução militar, que remetem a considerar a compreensão da relação entre instrução militar e ensino policial. |
Descrição: | PEREIRA, Benôni Cavalcanti, também é conhecido em citações bibliográficas por: BENÔNI, Cavalcanti Pereira |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30983 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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