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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31171
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Título: | Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
Autor(es): | SANTOS, Ana Tereza de Assis |
Palavras-chave: | Acessibilidade; Ambiente construído; Universidades |
Data do documento: | 3-Jul-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O Campus Joaquim Amazonas possui aproximadamente 1.396.844,00m² e um total de 202 edificações, objetivando atender a atividades de ensino, pesquisa e extensão. (UFPE, 2016) Além das edificações voltadas para o objetivo fim da universidade, existem outros prédios que atendem a funções que apoiam estas atividades, a maioria destas edificações foi construída em uma época onde as questões de acessibilidade e desenho universal não eram uma preocupação de projeto. Com isso, atualmente os arquitetos da instituição têm que encontrar soluções de intervenção para proporcionar a acessibilidade aos alunos, funcionários e visitantes da instituição de maneira integral, muitas vezes esbarrando em questões técnicas e até mesmo de preservação de patrimônio histórico. Este trabalho tem como objetivo mapear, diagnosticar e traçar diretrizes e recomendações de acessibilidade espacial abrangentes à todas as edificações da UFPE através de um estudo de caso que serviu como projeto piloto. Com esse objetivo, para base do desenvolvimento desta pesquisa buscou-se o apoio no referencial teórico, que consiste em artigos, publicações científicas, livros; e nas legislações vigentes. Para a realização do diagnóstico das condições de acessibilidade foi realizado o levantamento, em que foram mapeados todos os pontos críticos de vários edifícios do campus, após isto, foi escolhido o edifício do Centro de Artes e Comunicação (CAC) como objeto deste trabalho. Para a realização das diretrizes e discussão das possíveis soluções aos problemas identificados, foram ouvidos os principais envolvidos nessa temática: o corpo técnico da universidade, arquitetos e professores que atuam na área de acessibilidade e os alunos e professores da universidade que possuem alguma restrição de mobilidade. Nesta etapa foi adotada a técnica do Grupo Focal, ou Focus Group, que é uma técnica de pesquisa qualitativa de baixo custo e rápida aplicação, utilizada para completar informações, conhecer atitudes, opiniões, percepções e comportamentos. A utilização desta metodologia tem se mostrado muito adequada para a fase de diagnóstico. Após as discussões e a real representação de todas as partes interessadas no escopo deste trabalho, estão apresentadas as diretrizes e recomendações para a promover da acessibilidade física na UFPE. Com a conclusão desta pesquisa, foram identificadas as principais barreiras físicas existentes nas edificações da UFPE que impedem ou dificultam o seu uso por pessoas com restrições de mobilidade. Espera-se que este material sirva de apoio para a realização de reformas e novos projetos de modo a contribuir para a melhoria das condições efetivas de inclusão e acesso à cidadania dos estudantes, professores e usuários da UFPE. |
Descrição: | SANTOS, Vilma Maria Villarouco, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VILLAROUCO, Vilma Maria |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31171 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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