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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31342
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Título : | Práticas de alfabetização com uso de diferentes manuais didáticos: o que fazem os professores no Brasil e na França? O que os alunos aprendem? |
Autor : | COUTINHO-MONNIER, Marília de Lucena |
Palabras clave : | Alfabetização; Educação - Brasil x França; Práticas de ensino; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 30-nov-2009 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A presente pesquisa investigou as práticas de professoras que lecionavam na alfabetização e adotavam manuais didáticos com diferentes perspectivas metodológicas para o ensino da leitura e da escrita, assim como, as possíveis relações entre o ensino promovido e o desempenho dos aprendizes. Participaram do estudo oito professoras (seis brasileiras e duas francesas). Buscamos analisar como elas construíam e desenvolviam as atividades para alfabetizar seus alunos e como os manuais didáticos eram utilizados. Um grupo de 47 crianças, também compôs a nossa amostragem. Como procedimentos metodológicos, realizamos em média quinze observações individuais, divididas em três períodos distintos. Examinamos os manuais didáticos utilizados pelas mestras. Além disso, a cada etapa da coleta, realizamos testes diagnósticos com os alunos a fim de avaliar seus avanços no tocante ao domínio do sistema de escrita alfabética (SEA). Enfim, realizamos entrevistas com as professoras. A análise dos dados revelou que os livros didáticos apresentavam uma grande diferença na natureza das atividades propostas, indo desde proposições mecanicistas, associativas, com grande ênfase no ensino das correspondências fonográficas e leitura de textos cartilhados até as proposições mais reflexivas, com a presença de textos de circulação social. No que diz respeito à dinâmica de sala de aula, todas as mestras utilizaram o manual em suas práticas e duas docentes (brasileiras) demonstraram centrar suas rotinas alfabetizadoras quase que exclusivamente no uso desse material. As outras professoras utilizavam-se do mesmo como sendo mais um apoio à organização do trabalho pedagógico. Constatamos que as seis mestras (brasileiras e francesas) desenvolviam atividades de alfabetização que priorizavam o trabalho de identificação, comparação, composição e decomposição de palavras, contagens de letras e sílabas, formação de palavras, além da leitura bastante frequente de textos literários, com prioridade nos materiais curtos, lúdicos e rimados, embora apenas as professoras francesas e uma brasileira tenham se utilizado deles sistematicamente para o desenvolvimento de uma prática de exploração da consciência fonológica. Quanto aos alfabetizandos, constatamos desde o início uma grande disparidade nos níveis de apropriação da escrita entre os alunos franceses e os brasileiros. Os primeiros demonstraram maior domínio do SEA, tendo ingressando na classe da alfabetização com hipóteses que incluíam a identificação de muitos fonemas e de seus correspondentes gráficos. Embora os alunos brasileiros também tenham avançado em suas hipóteses ao longo do ano e da grande maioria encontrar-se no nível alfabético na última etapa da coleta de dados, os desempenhos nas atividades de leitura e escrita de textos obtiveram índices extremamente baixos. Enfim, os dados aqui examinados evidenciam que as docentes buscavam desenvolver rotinas sistemáticas de ensino da leitura e da escrita e que forjavam suas práticas alfabetizadoras a partir da criação de « métodos próprios », além disso, a avaliação das relações entre as diferentes escolhas teórico-metodológicas de alfabetização e o desempenho dos aprendizes, precisa levar em conta inúmeros aspectos, como por exemplo, o nível de conhecimento que os alfabetizandos possuem da leitura e escrita no início do ano letivo. |
Descripción : | COUTINHO-MONNIER, Marília de Lucena, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: COUTINHO, Marília de Lucena |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31342 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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