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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31389

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorFREITAS, Ranielder Fábio de-
dc.date.accessioned2019-07-09T14:32:10Z-
dc.date.available2019-07-09T14:32:10Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31389-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo propor orientações contributivas do design da informação para a elaboração de Materiais Educativos Impressos (MEIs) para promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo o profissional de saúde como público-alvo dessas informações. Como metodologia, foi categorizada inicialmente estudos da saúde que abordassem o tema de elaboração e validação de MEIs, para familiarização da abordagem do conteúdo, assim como a identificação de fragilidades. Foi realizado um panorama da incidência do uso dos Modos de Simbolização da Linguagem Gráfica (LG) para se conhecer as características comuns de sua representação nos MEIs de saúde. Após isso, foi sistematizado referências provenientes das áreas do design da informação/gráfico e saúde, que fundamentaram as orientações do conteúdo de um Guia para, enfim, validar os aspectos metodológicos das orientações junto a juízes das áreas correlatas. Observou-se o interesse dos profissionais de saúde por um instrumento de orientação dessa natureza, além uma série de sugestões de melhorias provenientes da validação dos juízes que pairavam sobre aspectos de incremento visual, compreensão de conteúdo textual e imagético, supressão de termos técnicos, melhoria da leiturabilidade e optimização de impressão. Dessa forma, o Guia proposto com estratégias de design da informação, efetivou diretrizes contributivas para promoção da saúde e prevenção de doenças através do consenso de juízes das áreas correlatas, onde almeja-se que abordagens mais adequadas da prática de elaboração de MEIs contribuam para redução de danos no processo saúde-doença do cidadão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectMateriais educativos impressospt_BR
dc.subjectOrientaçõespt_BR
dc.titleConstrução e validação de um guia para elaboração de materiais educativos impressos para saúde: contribuições do design da informaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6701546844260537pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to propose contributory orientations from information design to the elaboration of Printed Educational Materials (PEMs) for health promotion and disease prevention, considering the health professional as main audience. As Methodology, it was initially categorized health studies having that as theme for elaboration and validation of PEMs, to familiarize the content approach, as well as the identification of fragilities. An overview of the incidence for the use of Graphical Language Symbolization Modes (GL) was made to prospect the common characteristics of its representation in health PEMs. After that, reference areas like health, information and graphic design were systematized, were creates conducts of the contents to a Guide to validate the methodological aspects of the guidelines according to judges of each related areas. It was observed the interest of health professionals to use these as an instrument of orientation for this kind matter, including a series of suggestions and improvements with the validation of the judges who over the aspects of visual optimization, textual and visual content understanding, suppression of technical terms, improvement readability and printing optimization. Thus, the proposed Guide with information design strategies has made contributory guidelines for health promotion and disease prevention with the agreement of judges of each related area, where it is hoped that more efficient approaches to the practice of elaborating MEIs will contribute to reduction damages in the citizen health-disease process.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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