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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31693

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Título: Estudos de validação de uma bateria de testes de inteligência emocional
Autor(es): CORREIA, Fernanda Maria de Lira
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Inteligência emocional; Rendimento escolar; Agressividade; Inteligência; Desempenho escolar
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A inteligência emocional (IE), definida como o processamento cognitivo das informações carregadas de afeto, é composta por quatro habilidades: percepção de emoções; a emoção como facilitadora do pensamento; compreensão de emoções, e regulação de emoções. Essas habilidades têm se mostrado importantes para aspectos como competência social, adaptação e desempenho acadêmico, embora poucos estudos sobre isso tenham sido realizados no Brasil. Nesse sentido é crucial a disponibilização de um instrumento para avaliação dessas habilidades, validado para o contexto cultural brasileiro. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo buscar evidências de validade para a Bateria de Testes de Inteligência Emocional, com base na estrutura interna e na relação com variáveis externas (inteligência, desempenho escolar e agressividade entre os pares). A amostra foi composta por 194 participantes, dentre os quais 117 responderam apenas a subescalas da Bateria de Testes de Inteligência Emocional e 77 estudantes de uma escola estadual da região metropolitana de Recife, que responderam, para além da Bateria de Testes de Inteligência Emocional, os seguintes instrumentos: Questionário Sócio Demográfico; Prova de Desempenho em Matemática, Teste de Cloze, Agressividade entre pares e Prova de Raciocínio Abstrato. Com vistas a alcançar os objetivos propostos foram realizadas análises fatoriais, e o cálculo dos coeficientes Alfa de Cronbach e de Correlação de Pearson. Como resultados observou-se a existência de dois fatores relacionados às áreas experiencial e estratégica, e correlações mais proeminentes da subescala de compreensão de emoções com as variáveis de desempenho escolar e da subescala de percepção de emoções com a variável de agressividade entre os pares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31693
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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