Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31694

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorSANTOS, Ingrid Michélle de Souza-
dc.date.accessioned2019-08-08T21:12:20Z-
dc.date.available2019-08-08T21:12:20Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31694-
dc.description.abstractEsse estudo teve por objetivo explorar a relação entre a consciência fonológica, inteligência e o funcionamento executivo (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório) em pré-escolares com desenvolvimento esperado no início do processo de escolarização. Para isso, selecionamos crianças de ambos os sexos com idades compreendidas de 4 a 6 anos, matriculadas na rede pública de uma cidade do interior da Paraíba. Para avaliar os constructos estudados, aplicamos os seguintes instrumentos: Escala de Maturidade Mental Columbia (CMMS), Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), Teste de Trilhas para Pré-escolares (TT-P) e a Tarefa Stroop Dia e Noite. Os resultados foram organizados em 3 manuscritos e apresentados no decorrer dessa dissertação. No Manuscrito I, verificamos as associações entre funções executivas (FE) e consciência fonológica (CF). Percebeu-se que memória se correlacionou com rima e aliteração, controle inibitório com rima e segmentação e finalmente, flexibilidade cognitiva se associou com segmentação. A proposta do Manuscrito II foi verificar as associações entre funções executivas e consciência fonológica, levando-se em consideração o efeito da idade e da escolaridade. Os resultados apontaram que o desempenho das crianças em FE como em CF, melhora tanto com o avançar da idade como com a progressão dos anos escolares. Por fim, no último manuscrito, Manuscrito III, buscou-se explorar o relacionamento das habilidades executivas e linguísticas com outra competência cognitiva, a saber, inteligência. Além disso, verificou-se a como se dava o relacionamento entre inteligência e as variáveis idade e ano escolar. Confirmou-se a existência de relações entre as variáveis estudadas com o QI. Observou-se que a magnitude da relação foi fraca para consciência fonológica e funções executivas (com exceção do componente memória de trabalho, cuja magnitude foi moderada). No que diz respeito ao ano escolar e a idade, observou-se associações fracas, mas estatisticamente significativas com a medida de inteligência. Sendo assim, podemos afirmar que a maioria das hipóteses foram validadas. Investigar as habilidades cognitivas/executivas importantes para o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças nos permite identificar quais sinais estariam relacionados a instalação das dificuldades de aprendizagem. Esse conhecimento nos move a adotar uma postura preventiva, ao mesmo tempo que dota os profissionais interessados e envolvidos com a temática a formularem intervenções mais bem sucedidas. Por fim, a pesquisa aponta para a necessidade de novos estudos nessa linha, com o intuito de compreender melhor a problemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectPré-escolarespt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectFunções executivas (Neuropsicologia)pt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.titleAvaliação da consciência fonológica, inteligência e funções executivas em crianças com desenvolvimento esperado no início do processo de escolarizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Monilly Ramos Araujo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3773874760000699pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to explore the relationship between phonological awareness, intelligence and executive functioning (working memory, cognitive flexibility and inhibitory control) in preschoolers with expected development at the beginning of the schooling process. For this, we selected children of both sexes, aged 4 to 6 years, enrolled in the public network of a city in the interior of Paraíba. To evaluate the constructs studied, we applied the following instruments: Columbia Mental Maturity Scale (CMMS), Reading Prediction Skills Test (THPL), Preschool Track Test (TT-P), and Stroop Day and Night Task. The results were organized in 3 manuscripts and presented in the course of this dissertation. In Manuscript I, we verify the associations between executive functions (FE) and phonological awareness (CF). It was observed that memory correlated with rhyme and alliteration, inhibitory control with rhyme and segmentation, and finally, cognitive flexibility was associated with segmentation. The proposal of Manuscript II was to verify the associations between executive functions and phonological awareness, taking into account the effect of age and schooling. The results showed that the performance of children in EF as in CF improves both with advancing age and with the progression of school years. Finally, in the last manuscript, Manuscript III, we it was sought to explore the relationship of executive and linguistic skills with another cognitive competence, namely, intelligence. In addition, we verified the relationship between intelligence and the variables age and schooling. It was confirmed the existence of relations between the variables studied with IQ. It was observed that the magnitude of the relationship was weak for phonological awareness and executive functions (with the exception of the working memory component, whose magnitude was moderate). Regarding the series and age, there were weak associations, but statistically significant with the intelligence measure. Thus, we can say that most of the hypotheses have been validated. Investigating the important cognitive / executive skills for the development of reading and writing in children allows us to identify which signs would be related to the installation of learning difficulties. This knowledge moves us to take a preventive stance, while giving professionals interested and involved with the subject to formulate more successful interventions. Finally, the research points to the need for new studies in this line, in order to better understand the problem.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ingrid Michélle de Souza Santos.pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons