Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31705

Compartilhe esta página

Título: Astronomia: uma ferramenta motivacional para o estudo da física mecânica no ensino médio
Autor(es): FARIAS, Ricardo da Silva
Palavras-chave: Física (Ensino médio); Didática (Ensino médio); Astronomia – Estudo e ensino – Caruaru (PE); Motivação na educação – Caruaru (PE); Professores de física – Caruaru (PE); Mecânica
Data do documento: 29-Nov-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação apresenta uma proposta no ensino da Física, que visa despertar o interesse por esta disciplina através de sequência didática com temas relacionados à Astronomia. Apresenta-se um panorama da realidade enfrentada pelos estudantes em relação às Ciências Exatas e, em específico, à Física. A pesquisa desenvolvida está baseada no método de mapas conceituais, campos conceituais e na proposta de transposição didática no ensino da Física, realizada em sala de aula com estudantes da primeira série do ensino médio, apoiadas no levantamento histórico da importância deste tema e suas justificativas. Foram elaboradas atividades curtas investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização de ferramentas, tais como vídeos e conteúdos abordados em aula de campo. Além da aplicação de avaliações tradicionais por unidade, e das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Física. Com a aplicação desta metodologia verificou-se uma melhora no entendimento da disciplina. Desta forma este método proporcionou aos estudantes uma aprendizagem efetiva e geradora de significados, estimulando-os numa busca ao conhecimento, colaborando na formação de estudantes questionadores e investigadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31705
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo da Silva Farias.pdf10,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons