Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31705
Share on
Title: | Astronomia: uma ferramenta motivacional para o estudo da física mecânica no ensino médio |
Authors: | FARIAS, Ricardo da Silva |
Keywords: | Física (Ensino médio); Didática (Ensino médio); Astronomia – Estudo e ensino – Caruaru (PE); Motivação na educação – Caruaru (PE); Professores de física – Caruaru (PE); Mecânica |
Issue Date: | 29-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação apresenta uma proposta no ensino da Física, que visa despertar o interesse por esta disciplina através de sequência didática com temas relacionados à Astronomia. Apresenta-se um panorama da realidade enfrentada pelos estudantes em relação às Ciências Exatas e, em específico, à Física. A pesquisa desenvolvida está baseada no método de mapas conceituais, campos conceituais e na proposta de transposição didática no ensino da Física, realizada em sala de aula com estudantes da primeira série do ensino médio, apoiadas no levantamento histórico da importância deste tema e suas justificativas. Foram elaboradas atividades curtas investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização de ferramentas, tais como vídeos e conteúdos abordados em aula de campo. Além da aplicação de avaliações tradicionais por unidade, e das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Física. Com a aplicação desta metodologia verificou-se uma melhora no entendimento da disciplina. Desta forma este método proporcionou aos estudantes uma aprendizagem efetiva e geradora de significados, estimulando-os numa busca ao conhecimento, colaborando na formação de estudantes questionadores e investigadores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31705 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ricardo da Silva Farias.pdf | 10,6 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License